Entre o som afinado da nova acústica e as luzes que agora realçam cada detalhe do palco, o antigo Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) está renascendo em grande estilo como um moderno teatro. O espaço, que durante anos acolheu formaturas, palestras e eventos acadêmicos, integrará o circuito cultural da Bahia como o maior teatro do interior baiano, com capacidade para 800 pessoas. “Formei aqui em 2019, com cadeiras de plástico e malhas que escondiam as marcas do tempo. Hoje, ver esse lugar assim, lindo, moderno, dá uma sensação de que os sonhos se renovam”, conta emocionada a engenheira agrônoma Laura Carolina Rodrigues, ex-aluna e agora servidora do setor de áreas verdes da universidade.
A requalificação, realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), transformou o ambiente em um equipamento acessível e confortável. O novo teatro conta com foyer climatizado e envidraçado, poltronas especiais, plataformas elevatórias, piso tátil e tratamento acústico de alto padrão. Mais do que uma obra física, o novo teatro representa um marco afetivo para comunidade acadêmica e para toda Feira de Santana e região.
Para Laura, este é um momento de reencontro com sua história. “Eu recebi minha família aqui na entrega de diploma e agora posso contribuir com o cuidado desse lugar que me formou, a partir do meu trabalho na universidade. É o fim de uma obra, mas o início de muitos sonhos de quem vai passar por aqui”, afirma.
Os últimos ajustes estão sendo realizados, como testes de som e iluminação. O arquiteto Nilo Teixeira, professor da UEFS e integrante da equipe técnica que acompanhou a obra, lembra os 26 anos desde o início do prédio. “Esse projeto começou em 1999, quando ainda era um auditório. É uma satisfação enorme ver o resultado. O som está perfeito, a acústica impecável, do palco dá para ouvir até o último assento, sem microfone. A Princesa do Sertão merece um teatro como esse”, afirmou Nilo, que também foi responsável pala arte do painel na entrada do auditório.



