Em cinco dias, a Central Estadual de Regulação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) solucionou 5.095 casos de urgência e emergência em todo o estado. O período considerado no balanço vai das 19h da quinta-feira (12) às 19h da terça-feira (17), reforçando o funcionamento ininterrupto da rede estadual durante o Carnaval e garantindo acesso oportuno a leitos, procedimentos e avaliações especializadas.
“Esse balanço do Carnaval mostra, na prática, o que é uma regulação funcionando de forma contínua e com prioridade definida por critério clínico. Só em 2025, foram solucionados mais de 329 mil casos, e 71,93% tiveram desfecho em até 24 horas. É um trabalho diário, com equipe e estrutura, para garantir acesso ao serviço certo, no tempo certo”, afirmou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
As três principais demandas registradas no período foram ortopedia, clínica médica e avaliação em cirurgia geral, que, juntas, somaram 1.768 solicitações encaminhadas por unidades de saúde municipais, filantrópicas, privadas e estaduais.
No período, o Governo do Estado realizou 10 transferências por UTI aérea, assegurando resposta rápida aos casos de maior gravidade e a remoção de pacientes para serviços de referência, conforme critério clínico.
As unidades estaduais que mais receberam pacientes via regulação foram o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) e o Hospital Geral do Estado (HGE), todos localizados em Salvador, além do Hospital do Oeste (HO), em Barreiras, referência para a região. É importante destacar que esses números se referem exclusivamente a pacientes regulados pela Central. No caso do HGE, por exemplo, a unidade atendeu, adicionalmente, 80 pacientes oriundos diretamente dos circuitos do Carnaval de Salvador.
Com operação 24 horas por dia, a Central Estadual de Regulação atua como instrumento estratégico do SUS para organizar o acesso aos serviços de saúde, priorizando a gravidade dos casos e garantindo que cada paciente seja direcionado ao serviço mais adequado.


