Instituição referência nacional e internacional em policiamento de grandes eventos, a Polícia Militar da Bahia completa, nesta terça-feira (17) de carnaval, 201 anos de existência, reforçando seu papel como uma das instituições mais tradicionais e respeitadas do país. O aniversário acontece em plena folia com a garantia da segurança de baianos e turistas. Estão empregados 25 mil policiais militares na maior festa de rua do planeta. Além da capital baiana, o policiamento também é reforçado no carnaval do interior do Estado, em 152 municípios.
A cada ano, a PMBA se reinventa no carnaval, com ações inéditas, como atuação de 25 patrulhas inclusivas, dedicadas exclusivamente para oferecer um serviço de segurança e proteção às pessoas com deficiência (PcD), além do uso de novas estratégias que estão sendo aplicadas pela primeira vez no carnaval 2026, com o policiamento sendo orientado pela inteligência através do Comando de Inteligência (Coint) da Polícia Militar.
Durante a festa, o efetivo promove diversas ações em todo o Estado, com reforço do policiamento nas principais vias da cidade, com a Operação Folia em Paz, atuação em 53 portais de abordagem distribuídos nos principais circuitos da festa e operações nas rodovias estaduais. A mobilização reúne ações de policiamento ostensivo, tático e especializado. O comandante-geral da corporação, coronel Magalhães, celebra o aniversário e faz uma reverência especial à tropa, atualmente formada por mais de 32 mil homens e mulheres.



