O mês de outubro continua com uma programação diversificada nos espaços culturais administrados pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), com destaque para muitas atividades apreciadas pelo público infantil.
A agenda do final de semana começa nesta sexta-feira (17) e vai até domingo (19), com gincanas, oficinas criativas, visitas guiadas, jogos e experiências interativas com muita diversão, aprendizado, lazer e contato com a cultura baiana.
Na Casa do Rio Vermelho, antigo lar dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, acontece no sábado (18), a partir das 10h, a visita guiada Caçadores de Sapo, voltada exclusivamente para o público infantil. Jorge Amado era um apreciador dos batráquios, antiga classe dos sapos, rãs e pererecas. As crianças estão convidadas a conhecer esses animaizinhos, que fazem parte da coleção de arte popular do escritor, enquanto ouvem divertidas histórias. Ao final, os pequenos pintam desenhos temáticos.
Ainda no sábado, a partir das 15h, o público poderá participar do Atelier da Zélia, oficina em que o visitante coloca a mão na massa e explora o mundo do mosaico, aprendendo a criar composições vibrantes a partir de pedaços pequenos de papéis, EVA e outros materiais.
No domingo, a partir das 10h, será apresentada “A Bola e o Goleiro”, uma viagem lúdica à história de amor entre a bola “Fura Redes” e o pior goleiro que já existiu no mundo do futebol. A narrativa faz parte do livro infantil “A Bola e o Goleiro”, de Jorge Amado.
À tarde, a partir das 15h, ocorre a atividade Vovô Jorge e Vovó Zélia, uma visita guiada pela exposição temporária Casa de Vó e por peças do acervo que se ligam a Jorge e Zélia como avós. A mostra apresenta fotografias, cartas, objetos pessoais, vídeos e trechos de memórias de Zélia, que revelam a ternura, criatividade e o afeto com que a escritora cultivava os laços familiares, especialmente com os netos, transformando o cotidiano em narrativa viva.
Situada na Rua Alagoinhas, no bairro do Rio Vermelho, a casa funciona das 9h às 17h.
Casa do Carnaval da Bahia – A programação começa nesta sexta, às 14h, com a roda de conversa “Educação e o Carnaval” junto com professores. Gratuito e aberto ao público, o evento promove um diálogo entre profissionais da educação e do carnaval, com reflexões sobre práticas pedagógicas, formação musical e artística, acessibilidade ao ensino da arte e o papel da arte como ferramenta de transformação social.
No sábado, o público está convidado a soltar a voz no Carnaokê, a partir das 14h. Nesse evento, o visitante se torna a principal atração e sobe ao palco para cantar as músicas que embalaram e ainda embalam os carnavais da Bahia.
No domingo, das 9h às 17h, acontece o Camarote de Jogos, uma atividade inspirada no rico acervo e história do carnaval baiano. Os participantes se divertem com jogos criados especialmente para recriar a energia e a alegria do carnaval. O espaço cultural se transforma em um ambiente de desafios, risadas e muita festa para celebrar a história da folia.
A Casa do Carnaval da Bahia está situada na Praça Ramos de Queirós, no Pelourinho. O horário de funcionamento é das 9h às 17h.
Cidade da Música da Bahia – No sábado, às 15h, uma gincana musical reunirá brincadeiras e desafios para provocar no público a imaginação e os movimentos corporais. A atividade busca explorar o universo da música de forma divertida e interativa.
No domingo, às 11h, a administração do equipamento cultural promove o Timeline CMB, um jogo que une cultura, interatividade e tecnologia para aproximar o público da herança musical baiana. A brincadeira explora ritmos, personagens e curiosidades que fazem da Bahia um dos maiores polos musicais do mundo.
A Cidade da Música da Bahia está situada na Praça Visconde de Cayru, no Comércio. O funcionamento é das 11h às 16h.
Espaço Carybé de Artes – Os visitantes do Espaço Carybé de Artes irão se tornar artistas por um dia ao explorar duas atividades de produção artística feitas com materiais recicláveis. No sábado, a partir das 14h, durante a oficina Artista por um Dia – Origamis Halloween, será possível explorar formas, cores e dobraduras de papel, dando vida a animais, flores e figuras inspiradas na cultura local. As técnicas utilizadas serão de dobradura e composição.



