O Hub Salvador, equipamento administrado pela Prefeitura, iniciou na última semana um curso gratuito de Informática Básica para pessoas idosas. Com duração de dois meses, a capacitação é um projeto pioneiro que busca ampliar a autonomia digital e reforçar a segurança online desse público.
Além de aulas práticas duas vezes por semana, na sede do Hub, no Comércio, os 15 participantes do curso recebem uma ajuda de custo de R$ 600, em cartão LeCard, para despesas de transporte e alimentação. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o poder público municipal, o Hub Salvador e o Centro Universitário Uniruy Wyden, com patrocínio da LeCard e da Voxlink, além de apoio do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Cepedi).
As aulas presenciais acontecem sempre às quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h. As atividades são ministradas em linguagem simples e acessível, combinando exposição teórica, exercícios práticos individuais e em grupo, sempre em um ambiente acolhedor e adaptado ao ritmo de aprendizagem dos participantes. Os alunos também contam com a presença de um monitor.
Técnico em instrumentação cirúrgica aposentado, Rudival Silva, 67 anos, é o único homem da turma. “Estou aproveitando o máximo possível, adquirindo mais experiência. Afinal, a tecnologia hoje está cada vez mais avançada; se a gente não acompanhar, fica para trás”, brinca.
Inclusão digital e autoestima – Coordenador do curso e professor de Ciências da Computação da Uniruy, Pedro Kislansky destaca que a principal motivação da iniciativa é reduzir a exclusão digital entre pessoas idosas. “A proposta é promover a inclusão digital desse público, oferecendo autonomia no uso de tecnologias essenciais no dia a dia. Queremos facilitar o acesso a serviços online e fortalecer a autoestima dos participantes ao aprenderem algo novo”, explica.
Segundo o coordenador do curso, as aulas são totalmente práticas, com foco no uso do computador, internet e redes sociais, além de orientação para acessar serviços públicos digitais, como o GOV.BR. Outro destaque é o módulo sobre segurança digital e prevenção contra golpes online, trabalhado a partir de casos reais.



