O público que acompanhava o circuito Osmar, no Campo Grande, no fim da tarde deste domingo (15), viu o início da passagem do Psirico embalada por um repertório já conhecido pelos foliões do pagodão. Logo nas primeiras músicas, a banda apostou em sucessos que marcaram sua trajetória, como Firme e Forte, Toda Boa e Lepo Lepo, puxadas pelo cantor Márcio Victor, que manteve o clima de interação com quem estava na avenida. Durante a apresentação, o artista também fez uma brincadeira ao avistar o prefeito Bruno Reis no circuito. Antes de iniciar “Lepo Lepo”, o cantor comentou do trio: “Quero parabenizar o prefeito pela sua verdade. Parabenizar pelo lado humano”, disse, arrancando reação do público antes de engatar o hit. Entre os foliões, o clima era de animação e reconhecimento das músicas. O ambulante Valdir Freitas, de 58 anos, contou que sempre tenta acompanhar a banda quando ela passa pelo centro. “Psirico levanta a gente. Mesmo trabalhando, dá pra cantar junto, porque são músicas que todo mundo sabe”, brincou. Já a autônoma Eneida Soares Campos, de 37 anos, disse que aguardava o desfile desde cedo. “Quando começou, ninguém ficou parado. Essas músicas fazem parte do Carnaval daqui, é impossível não entrar no ritmo”, comentou a foliã soteropolitana, que veio da Ribeira para marcar presença. A apresentação do Psirico no circuito Osmar contou com o apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), responsável pela organização da programação oficial do Carnaval na capital baiana. Programação – O Carnaval de Salvador acontece até terça-feira (17). A programação completa pode ser acessada no site https://carnaval.salvador.ba.gov.br e no @salvadormeucarnaval no Instagram. Texto: Mateus Soares/ Secom PMS
Circuito Batatinha celebra o clima intimista e atrações para todas as idades
Tuk-tuks, minivans e bicicletas tomaram conta, neste domingo (15), das ruas do Centro Histórico de Salvador, no Circuito Batatinha, somando-se aos tradicionais Filhos de Gandhy e às apresentações musicais nos mais diversos palcos e largos, na segunda edição do Furdunço no Pelourinho. Já tradicional no pré-Carnaval, o evento também tinha uma edição à parte durante o período oficial da festa, no Circuito Osmar, no Campo Grande, até 2024, quando, no ano seguinte, o evento foi transferido para as ruas do Centro Histórico. A ideia é que o folião tenha a oportunidade de aproveitar a festa de forma tranquila, intimista e com atrações que agradem a todas as idades e gostos musicais. Desfilaram atrações como Wilson Café, Flor Serena, Rixô Elétrico, A Mulherada, Banda Ruy Tapajós, Bike Pedal Show, Filhos de Korin Efan, Lucas Viana, Los Cuatro, Jonga Lima e o Quase Trio, entre outros. A dona de casa Joseane Rangel, de 55 anos, saiu do bairro de Capelinha de São Caetano para aproveitar as atrações no Circuito Batatinha, na companhia do neto, de seis anos. Ela afirmou que prefere curtir todos os dias de folia no Centro Histórico pelo clima mais tranquilo e pela estrutura oferecida, como palcos com shows diversos, sobretudo com opções para os pequenos. “Eu prefiro o Circuito Batatinha porque é bem mais fácil para chegar e sair, sem contar que é mais tranquilo para estar ao lado das crianças. Meu neto adora, e eu o deixo livre para correr, brincar, usar espuma. Pretendo estar aqui todos os dias, até terça-feira”, comentou. Joseane também se surpreendeu com as atrações do Furdunço. “Muitas opções. Gostei porque conseguimos ficar mais perto dos artistas, com muitas opções musicais. Já vimos palhaços dançando e tocando instrumentos, uma banda fantasiada de família Flintstones, um carro rural que parece um mini-trio”, completou a dona de casa. Quem também aprovou as opções foi o garçom Elias Vaz, de 42 anos. Integrante do bloco Filhos de Gandhy, ele levou o filho e a esposa para acompanhá-lo na saída do afoxé. “Precisamos de opções assim, que ajudem a ocupar o Centro Histórico. O clima é bem mais tranquilo, dá para dançar, brincar e se divertir”, avaliou. Embora tenham o mesmo nome, as edições do Furdunço que ocorrem no Pelourinho e no Circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra) têm propostas diferentes. No Centro Histórico, a ideia é resgatar a tradição, com bandas de chão, sopro e atrações irreverentes. Já o circuito Ondina-Barra reúne artistas consagrados, bandas e grupos culturais.
Redução da criminalidade e reforço tecnológico no Carnaval da Bahia 2026
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) apresentou o balanço da operação Carnaval da Bahia 2026, que registrou redução de 35% dos crimes contra o patrimônio (roubos e furtos), no terceiro dia oficial da folia na capital, encerrado na madrugada deste domingo (15). O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado pelo vice-governador e coordenador-geral do Carnaval, Geraldo Júnior, participou da reunião, realizada no Quartel dos Aflitos. O governador ressaltou que a orientação é priorizar a prevenção. “Quando usamos tecnologia para identificar pontos críticos e antecipar problemas, estamos prevenindo. Mas, além disso, há a presença efetiva da polícia nos circuitos, ao lado dos trios, nos arredores e em toda a cidade. Isso mostra o nosso compromisso com uma segurança pública de qualidade”, enfatizou Jerônimo. No âmbito da tecnologia, o Sistema de Reconhecimento Facial da SSP acumula 34 foragidos da Justiça localizados. Os procurados respondiam por homicídio, tráfico de drogas, roubo, violência contra a mulher e dívida de pensão alimentícia. Em um dos portais de abordagem, equipamento que retirou pouco mais de 5 mil itens proibidos dos circuitos, um homem foi preso em flagrante com uma arma de fogo. Os detectores de metais auxiliaram na localização da pistola. O vice-governador e coordenador do Carnaval, Geraldo Júnior, destacou a atuação integrada das forças de segurança durante a folia. “Hoje realizamos a terceira reunião de avaliação da atuação das forças da segurança pública. São mais de 40 órgãos estaduais envolvidos, em ações transversais de diversas secretarias de governo. Os números mostram que estamos construindo um Carnaval da Paz, com inclusão social, geração de renda e movimentação da economia”, apontou Geraldo. Completando a lista de prisões, cinco criminosos foram capturados por associação ao tráfico, além de outros presos por furto, vias de fato e resistência. Fechando os registros, duas pessoas ficaram feridas após uma briga na região do Campo Grande. Forças Policiais atuam de forma integrada com o objetivo de esclarecer as circunstâncias do caso. Câmeras de segurança na região são analisadas pelas Polícias Civil e Técnica. Informações sobre a ocorrência podem ser repassadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP). O anonimato é garantido por lei.
Suspeita de furto tem mandado cumprido durante o Carnaval
Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), por meio da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), cumpriram, neste domingo (15), um mandado de prisão preventiva contra uma mulher investigada por furto qualificado e receptação. A prisão ocorreu durante as ações de segurança do Carnaval 2026, e contou com o apoio da Coordenação de Inteligência do Departamento de Polícia Técnica (DPT). De acordo com as investigações, a suspeita participou do furto contra uma turista durante a festa de virada de ano, no bairro da Boca do Rio. O mandado de prisão foi expedido pela Justiça após a conclusão das apurações. A mulher, que já foi presa em flagrante outras seis vezes e responde a mais de dez processos criminais nas cidades de Catu, Simões Filho, Feira de Santana, São Sebastião do Passé, Alagoinhas, Castro Alves e Salvador, foi submetida aos exmaes de praxe e permanece à disposição da Justiça.
Prefeito Bruno Reis apresenta balanço do quarto dia do Carnaval de Salvador nesta segunda-feira (16)
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, vai apresentar nesta segunda-feira (16) o balanço do quarto dia do Carnaval para os jornalistas na Sala de Imprensa instalada no circuito Osmar (Campo Grande). A coletiva de imprensa começa às 11h30, com a presença da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, e de outros gestores municipais. Antes da coletiva, Bruno Reis irá se reunir com secretários e dirigentes de órgãos do Município, que também estarão à disposição da Imprensa.