O maior encontro estudantil do Brasil está oficialmente aberto. O evento, realizado na Arena Fonte Nova, segue até quinta-feira (11) e reúne 10 mil jovens dos 27 Territórios de Identidade da Bahia em uma celebração da arte, cultura, ciência e o conhecimento. Mais de 600 orojetos desenvolvidos ao longo do ano nas escolas estaduais passaram por seletivas regionais e estão sendo apresentados. Realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o encontro tem a participação de estudantes, professores e gestores em apresentações, painéis, oficinas e experiências interativas. Para a secretária da educação do estado, Rowenna Brito, o evento é “uma grande festa da educação pública”.
Secretaria Municipal da Saúde (SMS) são reconhecidos em premiação sobre equidade, diversidade e prevenção
O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, que tem como marca o cuidado integral, a equidade e a presença ativa nos territórios, ganhou reconhecimento público durante a cerimônia do Prêmio Motirô de Diversidade e Prevenção, promovido pela ONG Motirô BA. A premiação homenageou instituições e profissionais que se destacam na construção de políticas e práticas voltadas à promoção da diversidade, prevenção de agravos e enfrentamento das desigualdades em saúde no município. Representantes da SMS foram reconhecidos em categorias estratégicas como Promoção da Equidade em Saúde, Descentralização da PrEP na Atenção Primária, Promoção da Política de Saúde LGBT+, Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Enfrentamento à Tuberculose e Profissional Engajado no Atendimento Integral às Pessoas LGBTQIAPN+ e Pessoas Vivendo com HIV (PVHIV). Os prêmios evidenciam uma atuação que vai além da assistência, reafirmando o compromisso da gestão municipal com uma saúde pública inclusiva, acessível e baseada nos direitos humanos. As iniciativas reconhecidas refletem ações contínuas da SMS, como a ampliação do acesso à PrEP nas unidades de saúde, o fortalecimento das políticas voltadas à população LGBT+, o cuidado integral às pessoas vivendo com HIV, a atuação intersetorial no enfrentamento à tuberculose e a valorização de práticas de acolhimento, escuta qualificada e vínculo com os usuários do SUS. O impacto dessas ações é direto na vida da população soteropolitana: fortalece a prevenção, amplia a oferta de serviços nos territórios, qualifica o cuidado na Atenção Primária e garante que pessoas em situação de maior vulnerabilidade sejam atendidas com dignidade, respeito e continuidade do cuidado. O secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, parabenizou os profissionais homenageados e destacou o significado da premiação. “Fico extremamente orgulhoso da nossa equipe. Este prêmio traduz o compromisso diário dos profissionais da SMS em transformar realidades, reduzir desigualdades e promover uma saúde pública mais justa, diversa e acessível. Cada reconhecimento reafirma que estamos no caminho certo, fortalecendo o SUS, cuidando das pessoas e construindo uma Salvador que acolhe, protege e valoriza todas as vidas”, afirmou. A cerimônia foi realizada no Cineteatro do Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, reunindo representantes de diversas instituições e reforçando a importância da diversidade, da prevenção e da promoção da saúde como pilares fundamentais para o avanço das políticas públicas no município.
Presidente Fabio Mota enfatiza as prioridades do Vitória para 2026
O presidente do Vitória, Fábio Mota, em entrevista à Rádio Sociedade falou do planejamento do clube para 2026, após a equipe assegurar sua permanência na Série A. Fabio Mota, enfatizou a necessidade de renovar com jogadores que foram peças fundamentais e comissão técnica. “Vamos tentar renovar com o Jair Ventura. O campeonato já começa em janeiro, não há tempo para descanso se quisermos fazer um 2026 melhor. Já tínhamos conversado com o Jair; agora, é questão de ajustar pequenos detalhes. Não haverá problemas, e sim, renovaremos com ele, será nosso treinador na próxima temporada”, declarou Fábio Mota. Ele explicou que largou a secretaria, para se dedicar ao clube e está confiante na reeleição do clube e projetar um Esporte Clube Vitória mais competitivo para ano de 2026. Em relação ao elenco de jogadores, o presidente foi bem claro que as prioridades do clube: serão Baralhas, Lucas Halter, Erick, Thiago Couto, Ramon e Jamerson.
TJBA afasta juíza suspeita de pratica de trafico de influência
A juíza Marlise Freire de Alvarenga, conhecida como “Juíza Cinquentinha”, foi afastada de suas funções pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). A decisão foi deferida pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Roberto Maynard Frank e nos autos cita uma série de condutas suspeitas vinculadas à magistrada, que estava lotada a comarca de Barreiras. Segundo investigações, a Juiza é investigada por supostamente determinar bloqueios de grandes quantias em processos que não estavam sob sua jurisdição. A juíza Marlise Freire também é apontada por possível prática de tráfico de influência, agiotagem e favorecimento do próprio filho, advogado, em uma operação imobiliária sob suspeita de lavagem de dinheiro. O caso é tratado como um desdobramento da Operação Faroeste, que apura um esquema de grilagem de terras e corrupção no Judiciário baiano.
Decisão judicial solta jogador do Galícia preso por suspeito de estupro em Salvador
A decisão judicial diz que João Victor poderá responder ao processo em liberdade, mas para isso deverá cumprir todas as medidas cautelares. Ficou estabelecido o pagamento de fiança relativo a sete salários mínimos, além de outras obrigações que serão acompanhadas pela Justiça. O jogador de futebol João Victor Cubas Alves foi solto após audiência de custódia nesta segunda (8), após suspeita de estupro. O homem de 25 anos foi detido no centro de Salvador durante a Operação Escudo das Marias. Cubas atua como zagueiro e faz parte do elenco do Galícia, time que disputará a primeira divisão do Campeonato Baiano em 2026. Ele tem passagens por outros clubes do futebol nacional, incluindo o Santos, onde integrou a equipe sub-23 em 2020, além de ter jogado pelo São Carlos e pelo XV de Jaú. O Galícia o havia anunciado como reforço em novembro, para a disputa do Baianão. Em nota, a diretoria do Galícia afirmou que repudia toda e qualquer forma de violência e disse estar colaborando integralmente com a investigação.
Meia tricolor renova com Bahia até dezembro de 2026
O meia Everton Ribeiro, prorrogou oficialmente seu contrato com o Bahia até o término do ano de 2026. A confirmação das informações veio da repórter Gabrielle Gomes, do Globo Esporte Bahia. Embora o jogador não tenha alcançado a meta estipulada para a renovação automática, que exigia a participação de mais de 60 minutos em 60% dos jogos, a diretoria do Bahia já havia manifestado interesse em manter o atleta no elenco para o próximo ano. Desde sua chegada ao clube tricolor em 2024, Everton Ribeiro rapidamente se tornou um ídolo para a torcida tricolor. Pelo Esquadrão, ele soma um total de 121 partidas disputadas, com nove gols marcados e 16 assistências. Apenas na atual temporada, o meia participou de 60 jogos, contribuindo com três gols e sete passes decisivos.
Parque Costa Azul recebe a 16ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar
A Bahia já começa a entrar no clima da 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que promete movimentar o Parque Costa Azul, em Salvador, com diversidade de produção, cultura, sabores e a força dos territórios do rural baiano. Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes – BA), a feira acontece de 10 a 14 de dezembro e se consolida como um dos principais espaços de promoção e valorização da agricultura familiar no estado. Diversidade produtiva, sabores e experiências imersivasCom cerca de 700 expositores representando mais de 650 empreendimentos dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, a edição deste ano reúne mais de 150 estandes, incluindo as tendas indígena e quilombola, uma área ampliada de artesanato e um espaço exclusivo para flores. Serão mais de 6 mil produtos resultado dos investimentos em agroindustrialização, assistência técnica, regularização fundiária, apoio à produção e acesso a mercados. Além dessa variedade, as duas praças gastronômicas transformam o evento em um circuito de sabores, com pratos que vão dos clássicos da agricultura familiar a criações contemporâneas, como o hamburguês de suíno e bode, pastéis de jaca, feijoada, moquecas, macarrão ao vivo e bebidas artesanais. A Capribréee está entre os empreendimentos já confirmados na feira, levando a representatividade do Sertão do São Francisco. Para Eugênia Ribeiro, presidente da cooperativa especializada no beneficiamento de leite de cabra, a agroindústria “não poderia ficar de fora desse evento tão grandioso”. “A gente passa o ano já aguardando essa feira, em que o governo reúne vários empreendimentos da agricultura familiar de toda a Bahia. E isso só vem a enriquecer cada vez mais a nossa demanda. É um momento de comercialização, de divulgação do nosso produto, que abre portas para futuros negócios. Vamos estar presentes com todos os nossos queijos premiados, que estão por todo o Brasil”, afirmou. Uma das grandes novidades da 16ª edição é o Caminho da Roça, que estreia com seis espaços temáticos dedicados aos principais sistemas produtivos da Bahia: mel, café, mandioca, cacau, queijo e caprinos/ovinos. Lá, os visitantes poderão acompanhar todo o processo produtivo, da origem ao beneficiamento, em uma experiência imersiva que une conhecimento, tradição e tecnologia, aproximando o público do trabalho que sustenta milhares de famílias no interior do estado. Programação técnica e fortalecimento da agricultura familiarA feira também consolida seu papel como espaço de formação e intercâmbio, com um conjunto de atividades que articulam políticas públicas, inovação e sustentabilidade. A programação técnica inclui o 10º Encontro de Mulheres Rurais, o 9º ano do Simpósio de Experiências da Agricultura Familiar, o Encontro Nacional de Cooperativas, o 4º Seminário de Agroecologia, o 3º Seminário do Biodiesel Social e a 2ª edição do Seminário da Avicultura Caipira, além de rodadas de negócios e lançamentos de projetos. Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, o evento é um momento especial para mostrar a dimensão do trabalho que vem do campo. “A nossa feira é a grande festa da produção da agricultura familiar baiana. Cada estande, cada produto e cada família representam uma história de dedicação e de alimento limpo que chega à mesa dos baianos. É uma oportunidade de aproximar as pessoas dos processos produtivos e de fortalecer um setor que movimenta a economia, preserva tradições e sustenta o interior do estado”. A 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária tem expectativa de receber cerca de 60 mil visitantes ao longo dos cinco dias de programação, reforçando seu papel como um dos principais espaços de valorização da agricultura familiar na Bahia, consolidando resultados, ampliando oportunidades e reafirmando a importância do setor para a economia, a cultura e a identidade baiana.
Ministro Celso Sabino é expulso do União Brasil por desrespeito a decisão de abandono ao governo
A comissão executiva nacional do União Brasil decidiu nesta segunda (8) expulsar o ministro do Turismo, Celso Sabino, e cancelar sua filiação à sigla. A decisão ocorreu por unanimidade durante reunião realizada na sede do partido, em Brasília. A saída de Sabino foi motivada por sua permanência no governo federal, atitude considerada contrária à determinação interna emitida em setembro, que exigia a desfiliação imediata de todos os filiados que ocupassem cargos no Executivo. Na ocasião, o partido havia dado prazo de 30 dias para a tomada da decisão. Com a decisão, o diretório estadual do União Brasil no Pará será substituído por uma comissão executiva interventora, segundo informou a legenda. Apesar da expulsão, Sabino não perde o mandato parlamentar, já que a desfiliação só o impede de continuar sendo membro da sigla, ele poderá se filiar a outra legenda, conforme previsão do tribunal eleitoral. Leia a íntegra da nota do União Brasil: Celso Sabino não integra mais os quadros do União Brasil A Comissão Executiva Nacional do União Brasil decidiu, durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira (8), pela expulsão com cancelamento de filiação do deputado federal e atual ministro do Turismo, Celso Sabino. A expulsão decorre de uma representação apresentada contra Sabino, que permaneceu no Governo Federal, em atitude contrária a uma determinação do partido anunciada em setembro envolvendo todos os filiados. Atendendo a outra representação, a Comissão deliberou sobre a intervenção no Diretório Estadual do Pará, que passa a ser presidido por uma Comissão Executiva Interventora.
Jerônimo Rodrigues prestigia lançamento de projeto que vai transmitir energia renovável para 20 municípios baianos
O governador Jerônimo Rodrigues prestigiou ao lado do senador Jaques Wagner e de secretários estaduais, o evento de lançamento da pedra fundamental do projeto Serra Dourada, da empresa Isa Energia Brasil, que ampliará o acesso de 20 municípios da Bahia às energias solar e eólica até 2029. A cerimônia, realizada no Palacete Tirachapéu, no Centro Histórico de Salvador, apresentou o projeto, que prevê a construção de cinco linhas de transmissão aérea em 500 kV, com 1.097 quilômetros de extensão, que vão alcançar cidades do Oeste da Bahia e do Norte de Minas Gerais. “Estou muito feliz, já são 1.500 pessoas trabalhando nesse empreendimento, 20 municípios da Bahia serão contemplados e queria reforçar que essa é uma agenda estruturante. O Brasil enfrenta uma série de problemas hoje em relação à questão dos cortes na geração. Então, os linhões servem para isso. Teremos essas linhas de transmissão tirando a energia da fonte e levando para os lugares que mais precisam”, disse o chefe do executivo baiano, que acrescentou que a Bahia é líder em energias renováveis no país. Serão 23 municípios — 20 deles baianos e 3 mineiros — beneficiados com acesso às energias renováveis. Ainda está prevista a construção de três novas subestações de energia em Campo Formoso II, Barra II e Correntina, com projeção de aliviar o carregamento na rede já existente e fortalecer a interligação entre os sistemas Nordeste e Sudeste. Segundo o diretor-presidente da Isa Energia Brasil, Rui Chammas, o país tem grandes geradores, parques eólicos e solares, mas a transmissão é fundamental para fazer a grande conexão entre as redes e a residência das pessoas. “É um potencial único. Eu diria que esse projeto é uma das espinhas dorsais da transição energética do nosso país. O Brasil tem grandes geradores, parques eólicos e solares, e linhas que conectam a geração às distribuidoras nas várias regiões, garantindo a entrega. Sem a transmissão você não consegue conectar a geração à demanda final”, comentou. Conquistado no Leilão de Transmissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nº 01/2023 – lote 01, o projeto Serra Dourada terá investimento de R$ 3,2 bilhões e integra os incentivos que compõem as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, para o escoamento da produção de energias renováveis na Bahia e em Minas Gerais.
Humanização do Hospital Mont Serrat emociona especialista em cuidados paliativos
A enfermeira Roberta Antonelli, doutora em cuidados paliativos, visitou o Hospital Estadual Mont Serrat, localizado na Cidade Baixa, em Salvador e saiu impactada com a experiência que teve na unidade. O trabalho desenvolvido pelos profissionais faz a diferença para os pacientes e também para os familiares durante esse período tão sensível. Após a visita, a especialista publicou um vídeo em sua rede social, mostrando o momento em que os pacientes participavam de uma ação de musicalidade ao ar livre. “O Monte Serrat é a prova de que o Brasil tem força, tem brilho, tem humanidade. É prova de que isso é Brasil, isso é SUS. O cuidado é tratado como direito, a dignidade é prioridade, a vida é acolhida em todas as suas fases. Volto acreditando, ainda mais, que seguimos na direção certa”, escreveu a enfermeira. O hospital Mont Serrat foi inaugurado pelo Governo do Estado em 2025 e é totalmente dedicado a cuidados paliativos e conta com uma equipe multidisciplinar especializada, focada em aliviar o sofrimento de pacientes, priorizando conforto, dignidade e qualidade de vida. São 70 leitos distribuídos em quatro pavilhões, ambulatórios especializados, laboratório, bioimagem e espaços para pesquisa e telemedicina. A unidade de saúde já recebeu 1.570 pacientes em internamento e realizou mais de 2 mil atendimentos ambulatoriais através do SUS, desde a inauguração.


