Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou três veículos com registros de roubo e furto. As ocorrências se deram durante fiscalizações realizadas na BR-101, na região de Itabuna, no sul da Bahia. As ações foram conduzidas por equipes do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) da Delegacia PRF de Itabuna. Duas motocicletas e um automóvel foram identificados com registros ativos em boletins de ocorrência, sendo encaminhados à Polícia Civil para os procedimentos legais. Motocicleta recuperada no km 502 da BR-101 Durante fiscalização no km 502, em Itabuna, os policiais deram ordem de parada a uma motocicleta que apresentava elementos identificadores compatíveis com um veículo furtado em maio deste ano. Após análises minuciosas, a equipe confirmou a restrição por furto registrado em Itabuna. O condutor e o veículo foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil no município. Motocicleta recuperada em Buerarema Por volta das 13h, no km 528 da BR-101, no município de Buerarema, o GPT visualizou outra motocicleta e realizou abordagem. Durante a verificação, foi constatado que o veículo também possuía registro de furto, motivando a apreensão. O condutor apresentou versão sobre a origem da moto, afirmando desconhecer a irregularidade, mas o caso foi encaminhado à Delegacia de Buerarema para investigação.
Governador Jerônimo Rodrigues a receber título de Doutor Honoris Causa pela Uesc
Nesta sexta-feira (5), a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) comemorou 34 anos de estadualização com um marco histórico: a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao governador Jerônimo Rodrigues, que se torna o primeiro governador, em exercício da função, a receber a honraria na história da instituição. A sessão solene especial realizada pelo Conselho Universitário (Consu) celebrou a trajetória da universidade e reconheceu personalidades que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da Bahia e do país. O Consu aprovou a concessão da honraria ao governador durante sessão especial realizada em fevereiro de 2025. O título reconhece e atesta a atuação de Jerônimo Rodrigues no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao benefício da sociedade, especialmente na área da educação, com foco no fortalecimento do ensino superior no estado. “Eu saio daqui doutor, mas com uma responsabilidade ainda maior: fortalecer a educação baiana em parceria com os municípios, avançar na alfabetização, cuidar do ensino fundamental, cumprir nosso papel no ensino médio e seguir fortalecendo a educação superior”, afirmou o homenageado. Título Doutor Honoris CausaA honraria é a mais alta concedida pela instituição e reconhece personalidades que contribuem de forma marcante para a sociedade, seja na área acadêmica, científica, cultural ou social. O reitor Alessandro Santana destacou que o momento simboliza não apenas o reconhecimento ao governador, mas também o compromisso da Uesc com valores humanísticos, científicos e democráticos. “Feliz de um estado que tem um professor governador com sensibilidade pela educação e pelas causas sociais”, disse. EstadualizaçãoEm 1991, o governo da Bahia incorporou a antiga Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi) ao sistema público de educação, por meio da Lei nº 6.344, de 5 de dezembro daquele ano. Atualmente, a Uesc atende 9,5 mil estudantes e conta com 819 professores na docência de 30 cursos de graduação. A universidade mantém 37 programas de pós-graduação, entre especializações, mestrados e doutorados, todos distribuídos em um único campus, consolidando-se como um polo de conhecimento, pesquisa e inovação para a região Sul da Bahia. “Um vetor de crescimento, de pesquisa e de indução do desenvolvimento para o sul da Bahia, com forte impacto no território e na formação de professores. Uma universidade que é nossa e da qual precisamos nos apropriar cada vez mais”, afirmou a secretária da Educação, Rowenna Brito.
Operação Verão intensifica presença da Polícia Civil em pontos turísticos de Salvador
Ações contínuas de patrulhamento foram realizadas neste sábado (6) nos principais pontos turísticos da capital baiana, como parte da Operação Verão. O trabalho foi realizado pela Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), unidade do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC). Durante todo o dia a Polícia Civil se fez presente em áreas de grande circulação de turistas, como o Porto da Barra, ponto de partida da ação, por ser um local amplamente procurado para banho de mar e práticas esportivas matinais. No período da tarde, as incursões se concentraram no Centro Histórico, incluindo Santo Antônio Além do Carmo e o Largo do Pelourinho, locais de realização do Femadum (Festival de Música do Olodum), evento que atrai grande público, especialmente turistas. Na sequência, os policiais fizeram uma verdadeira varredura entre o Farol da Barra e Ondina, passando por pontos como o Morro do Cristo, frequentemente procurado para registros fotográficos e que por isso demanda atenção constante devido à incidência de crimes patrimoniais. As ações foram encerradas no Largo do Rio Vermelho, nas proximidades do Acarajé da Dinha, reforçando as atividades de orientação, presença e repressão a delitos que possam atingir visitantes e consumidores na região. Turistas e baianos, além de comerciantes locais, aprovaram a presença da Polícia Civil neste trecho da Orla de Salvador, uma vez que a ação inibe a


