A Prefeitura de Salvador apresenta nesta terça-feira (25), às 16h, a programação e os serviços públicos municipais que serão disponibilizados para atender à população no Natal Salvador 2025. Os detalhes serão divulgados pelo diretor de Iluminação Pública (Dsip), Ângelo Magalhães, e demais gestores dos órgãos envolvidos na realização da festa, em coletiva de imprensa no Casarão 17, no Largo Terreiro de Jesus. Será uma oportunidade para conhecer, em primeira mão, detalhes da agenda de atrações, da operação no Centro Histórico e das ações planejadas que irão garantir infraestrutura, segurança e mobilidade para os soteropolitanos e turistas que estarão na festa. Profissionais da imprensa devem confirmar presença no link https://forms.gle/xtREZPSPaLnLBmCdA. Após a apresentação dos serviços, haverá um happy hour com brinde, momento em que será possível tirar dúvidas com as equipes técnicas. Com o tema “Natal de Luz na Cidade que Brilha o Ano Inteiro”, os festejos ocorrerão de 5 de de dezembro a 6 de janeiro de 2026, trazendo novamente o Centro Histórico como palco principal. A região será tomada por desfiles, apresentações musicais, vilas natalinas e uma cenografia especial. Uma das novidades é que a Avenida Sete de Setembro ganhará um corredor de luz com cortinas de LED em um percurso de 1,3 km, a partir da Casa D’Itália até a Praça Castro Alves. A praça do poeta, aliás, é o principal acesso ao circuito natalino. Ao entrar pela Rua Chile, o público vai se deparar com um túnel de som e luz com quase 400 metros de extensão e mais de 25 milhões de microlâmpadas, considerado o maior corredor contínuo do Brasil.
Gabriel Medina retorna ao Circuito Mundial de Surfe em 2026
A WSL (Liga Mundial de Surfe) anunciou que o brasileiro Gabriel Medina retornará ao Circuito Mundial em 2026. No início de 2025, o medalhista olímpico de bronze e três vezes campeão mundial sofreu uma lesão no ombro esquerdo, durante um treino na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), que o afastou das competições durante todo o ano. “Gabriel Medina retorna ao Tour em 2026 pronto para escrever um novo capítulo [em sua carreira]. O tricampeão chega com fome, foco e aquela presença que muda o clima no lineup. Se tem Medina na água, tem expectativa lá em cima e a busca pelo tetra já começou”, publicou a WSL em suas redes sociais. Em razão da lesão, em janeiro de 2025, Medina foi submetido a uma cirurgia para reconstruir o tendão do músculo peitoral maior do ombro esquerdo.
Codesal registra 110 milímetros de chuva em 2 horas e ventos de 80 km/h
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou mais de 110 milímetros de chuva em pouco mais de duas horas – o que já é maior do que o esperado para todo o mês de novembro (108,2 mm) – e rajadas de vento de 80 km/h durante a nova frente fria que atinge a capital baiana nos últimos dias. Equipes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Salvador (SMPDC) atuam nas ruas da capital baiana para garantir a segurança da população. Mesmo com o elevado volume de chuvas em pouco espaço de tempo, a Codesal não registrou ocorrências graves. Nenhuma sirene instalada em áreas de risco foi acionada. “Nós tivemos mais de 110 mm em apenas pouco mais de duas horas. Realmente, muita chuva em pouco espaço de tempo. O esperado para todo mês era de 108,2 mm. As equipes da Codesal e de todo o SMPDC estão atuando em toda a cidade, realizando as vistorias, garantindo a segurança dos nossos munícipes”, disse o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo. Sobre as fortes rajadas de vento, o registro de quase 80 km/h ocorreu na Barra. “Outro dado que chama a atenção são as rajadas de vento, que chegaram a quase 80 km/h na estação da Barra. Então, quase 80 km por hora. Não temos nenhum outro registro recente nessa velocidade. Dessa forma, também nós estamos atentos por conta de possíveis quedas de vegetais e destelhamentos”, afirmou. Ele ressaltou que a população deve continuar alerta, pois a previsão é que fortes pancadas de chuva atinjam Salvador ainda nesta sexta-feira (21). “A tendência é que o tempo melhore a partir de sábado, e domingo com mais tranquilidade. As nossas equipes continuarão atuando em regime de plantão, 24 horas por dia, todos os dias, inclusive nesse feriado”, acrescentou. Além da Codesal, fazem parte do sistema as secretarias de Manutenção (Seman) e de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, dentre outras pastas, órgãos como Transalvador, Guarda Municipal e Limpurb, além do Corpo de Bombeiros, entre outras entidades. O Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec) segue monitorando as condições climáticas para alertar a população sobre as situações de riscos iminentes. Prevenção – Sosthenes Macedo ressaltou que, graças a uma série de investimentos realizados pela Prefeitura nos últimos anos, Salvador tem superado períodos chuvosos sem tragédias, como no passado, inclusive com mortes de pessoas. Graças a esses investimentos, mais de 565 áreas de risco foram protegidas, garantindo mais segurança para milhares de famílias. Recentemente, o prefeito Bruno Reis assinou a ordem de serviço para a realização de obras de contenção de encostas em 46 áreas de risco na cidade, com investimentos de R$130 milhões. Além disso, há outras obras de contenção de encostas em andamento na cidade.
Governador Jerônimo Rodrigues intensifica assistência do Estado aos municípios atingidos pelas fortes chuvas
O governador Jerônimo Rodrigues determinou a intensificação das ações do Governo do Estado para garantir assistência imediata aos municípios atingidos pelas fortes chuvas na Bahia, apoiando as gestões municipais e executando medidas emergenciais voltadas à proteção e assistência à população. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão mobilizados para atender às ocorrências e apoiar os municípios que precisem. A Secretaria de Saúde já está acompanhando a situação e pronta para responder às novas demandas. A Secretaria de Infraestrutura coopera com o trabalho de restabelecimento da energia onde houve interrupção no fornecimento. Entre as prioridades estão o reforço das equipes de assistência social, o envio de maquinário para desobstrução de vias e o apoio às famílias desalojadas. Jerônimo destacou o apoio e acompanhamento aos municípios de Araci, Feira de Santana e Valença e, além da capital baiana. Segundo o governador, a integração entre Estado e prefeituras é fundamental para agilizar respostas e garantir que os recursos cheguem rapidamente às áreas mais vulneráveis. Equipes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Secretaria de Meio Ambiente seguem no monitoramento ambiental, acompanhando os impactos das chuvas. As escolas estaduais permanecem de plantão para oferecer apoio quando necessário. O governador afirmou ainda que as equipes técnicas permanecem de prontidão e que novas ações serão definidas conforme as condições climáticas evoluam. Jerônimo também reforçou a importância de a população seguir as orientações da Defesa Civil e ficar atenta a novos alertas. Em caso de emergência, também acionar o Corpo de Bombeiros, ligando para 193. Nas localidades afetadas por fortes chuvas, a população deve ter atenção redobrada, evitando áreas alagadas e pontos de enxurrada; não se abrigando debaixo de árvores, redobrando a atenção ao dirigir e acompanhando os alertas oficiais da Defesa Civil do município.
Ex presidente Bolsonaro é preso de forma preventiva
Ex presidente Jair Bolsonaro é preso de forma preventiva para garantia da ordem pública expedida pela polícia federal, o cumprimento do mandato foi deferida por volta das seis hora desta manhã deste sábado (22). Bolsonaro vai ficar numa sala de estado. Só que a prisão ainda não está relacionada a condenação no STF. A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que substitua o regime inicial fechado — determinado após a condenação por tentativa de golpe — por prisão domiciliar humanitária. A condenação no caso do golpe ainda não foi transita em julgado (ou seja, ainda está na fase de recursos e não foi concluída). Mas a fase de recursos deve acabar nos próximos dias, e Moraes, relator do caso, já poderia ordenar a prisão de Bolsonaro na cadeia. O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses.


