Para acelerar o atendimento e reduzir as filas de cirurgias eletivas em Salvador, o Hospital Municipal do Homem (HMH) realiza, neste sábado (22), mais um mutirão de triagem para histerectomia (retirada de mioma), colecistectomia por vídeo (vesícula) e correção de hérnias (inguinais, umbilicais e epigástrica). A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura em ampliar o acesso a procedimentos especializados e garantir que mais pacientes recebam o tratamento necessário com agilidade e segurança. O atendimento será voltado para homens e mulheres de 18 a 70 anos, com a oferta de 200 vagas, por ordem de chegada, a partir das 7h. Para os pacientes, é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e, caso possuam, exames atualizados, como ultrassom, tomografia ou ressonância magnética, para facilitar a avaliação médica. A iniciativa integra um conjunto de ações da gestão municipal para fortalecer a capacidade cirúrgica da rede, reduzir demandas reprimidas e atender áreas de maior procura. O mutirão dá continuidade ao calendário de mobilizações iniciado este mês, com triagens anteriores nos dias 1º e 8 de novembro.
Vitória empata com Palmeiras no Brasileirão
O Vitória empata em 0 a 0 com Palmeiras, na noite desta quarta (19), em jogo válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, disputada de forma antecipada no Allianz Parque. Com o resultado o Rubro-Negro, se mantem na 17ª colocação, com 36 pontos. Após o Santos empatar 1×1 Mirassol na Vila Belmiro, jogo da 34ª rodada. O Rubro-Negro retorna para Salvador no próximo domingo (23), às 18h30, quando enfrenta o Sport, na Ilha do Retiro, pela 35ª rodada.
Prefeitura de Salvador é a única do país destacada em ação nacional do Kwai para o Mês da Consciência Negra A Prefeitura de Salvador é a única gestão municipal do Brasil destacada na ação nacional lançada pelo Kwai para o Mês da Consciência Negra. A plataforma de produção e compartilhamento de vídeos curtos criou uma página especial reunindo instituições públicas que fortalecem a representatividade negra no ambiente digital. A publicação pode ser conferida no link: https://www.kwai.com/pt-BR/newsroom?article_id=477848. Além da capital baiana, integram a curadoria o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério da Saúde. Os conteúdos produzidos e distribuídos pelas redes sociais da Prefeitura abordam temas como identidade, cidadania, combate ao racismo e valorização da cultura afro, dando visibilidade a políticas públicas como o programa Salvador Capital Afro, que articula projetos, eventos, campanhas, formações e ações permanentes voltadas ao fortalecimento da identidade afro-soteropolitana. Essa não é a primeira vez que a atuação digital da administração soteropolitana recebe destaque. Salvador foi a primeira cidade do mundo a alcançar 1 milhão de seguidores no Instagram entre perfis oficiais de prefeituras e, neste ano, conquistou pela segunda vez o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, que reconhece as melhores práticas de órgãos públicos nas redes sociais. Além disso, a capital venceu na categoria Atitude, voltada a instituições que se destacam na defesa e promoção de causas e ações de interesse público. A cidade concorre ainda ao Prêmio iBest 2025, na categoria Governo Digital Municipal, que avalia critérios como desempenho, qualidade de conteúdo e engajamento. O anúncio dos finalistas está previsto para o dia 24 de novembro. Segundo dados da Social Media Gov, plataforma que monitora o desempenho digital de instituições públicas, Salvador liderou o número de interações nas redes sociais entre todas as prefeituras brasileiras em 2023. Outro levantamento, realizado pela Monitor Data para o DataFórum, mostrou que a capital baiana lidera o ranking nacional de interações somadas nos perfis oficiais do X (ex-Twitter), TikTok, Instagram, Facebook e YouTube.
Suspeito é preso por tráfico de drogas na modalidade “delivery” em Feira de Santana
Um homem foi preso em flagrante, nesta quarta-feira (19), por suspeita de distribuir drogas na modalidade “delivery” em Feira de Santana. A equipe da 9ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (9ª DTE), vinculada ao Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), localizou o suspeito após denúncia anônima indicando o uso de um veículo para entregas de entorpecentes em diferentes bairros da cidade. A investigação apontou que o automóvel circulava nas imediações do bairro Serraria Brasil. Durante o acompanhamento tático, os policiais identificaram o veículo nas proximidades de um centro automotivo e realizaram a abordagem. No interior do automóvel, foram apreendidas porções de cocaína e haxixe, embaladas de forma compatível com a comercialização. A prisão integra as ações da Operação Narke 5, que reforça a repressão ao tráfico de drogas com utilização de técnicas de inteligência, ampliação das equipes de campo e monitoramento rigoroso de informações repassadas à Polícia Civil. O suspeito e o material apreendido foram apresentados na 9ª DTE, onde o flagrante foi formalizado. Oitivas e diligências seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos e aprofundar a investigação sobre a rota utilizada para distribuição das drogas.
Simões Filho: Suspeito é preso com motocicleta clonada e celular roubado
A tentativa de transferência fraudulenta de uma motocicleta levou à prisão em flagrante de um homem de 29 anos, nas dependências do órgão de trânsito de Simões Filho. Ele foi autuado pelos crimes de adulteração de sinal identificador de veículo automotor e receptação. As diligências foram iniciadas após a proprietária original do veículo informar à 22ª Delegacia Territorial que terceiros tentariam efetuar a transferência indevida. Equipes do Serviço de Investigação acompanharam a movimentação no local previsto para o encontro e monitoraram a chegada do suspeito. O homem foi abordado conduzindo uma motocicleta com as mesmas características da registrada pela vítima. No exame preliminar, os policiais civis constataram sinais de regravação e adulteração na numeração do chassi e do motor. Durante a verificação do aparelho celular que estava com o conduzido, também foi identificado que o dispositivo possuía registro de roubo/furto ocorrido em 2024. O suspeito, que possui passagem anterior por crime semelhante em 2022, permanece custodiado e à disposição do Poder Judiciário.
Deputado do PR filmado em briga de rua diz que sofreu racismo
Nesta quarta-feira (19), circularam nas redes sociais vídeos que mostram o deputado estadual do Paraná Renato Freitas (PT) em uma briga de rua com um homem desconhecido. No vídeo, os dois trocam socos e chutes em uma via no centro de Curitiba (PR). Em um vídeo publicado agora a noite, o parlamentar disse que reagiu após ter sofrido racismo. “O motivo foi o mesmo que me fez brigar na rua desde que eu era criança: racismo, humilhação, injúria, violência e agressão”, afirmou. Nas imagens, Freitas e o outro rapaz, não identificado, aparecem desferindo golpes um no outro. O deputado dá dois chutes e, na sequência, recebe um soco no rosto, que quebra seu nariz. Um outro vídeo capta os dois atravessando a rua aos socos e indo parar na calçada do outro lado. Nesse momento, pessoas interferem e separam os dois. Não é possível identificar como a briga teve início. O deputado diz que o homem com quem brigou jogou o carro em cima dele. “Eu estava com a minha amiga, também negra, atravessando a rua, e o cara tocou o carro em cima de nós”. Renato diz que não reagiu, mas o homem baixou o vidro e o xingou. “Ele saiu do carro e veio para brigar”. Segundo o político, o rapaz foi atrás dele e de seu assessor já filmando. “Ele estava filmando e eu não imaginava que ele iria partir para a agressão. E eu também não comecei, mas ele estava filmando e era justamente o que ele queria”. Nas redes sociais, o presidente nacional do PT, Edinho Silva, repudiou a agressão sofrida pelo deputado. Ele destacou que Renato Freitas é uma reconhecida liderança “na luta antirracista, por igualdade, democracia e direitos” e tem sido alvo frequente de racismo e violência política. “O deputado tem sido alvo constante do fascismo porque defende suas ideias com coragem, sustenta o projeto de igualdade no estado e se mantém fiel à defesa dos programas que melhoram a vida do povo trabalhador. O que aconteceu é inadmissível e criminoso. Manifestamos nossa total solidariedade e apoio ao companheiro Renato Freitas. Não aceitaremos que o racismo tente calar vozes que nasceram da mobilização popular e que seguem lutando para transformar o país”, disse na mensagem. A carreira política de Freitas é marcada por perseguições desde quando era vereador, em Curitiba. Em 2020, ele foi condenado à prisão em regime aberto por um protesto na capital paranaense. Em 2022, teve seu mandato cassado pela Câmara Municipal por supostamente invadir uma igreja, o que Freitas nega. A cassação foi anulada pelo STF.
Fluminense vence Flamengo no Maracanã pelo Brasileirão
Em um clássico muito movimentado, o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (19) no estádio do Maracanã, em partida válida 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo com o revés, o Rubro-Negro conseguiu manter a liderança da classificação, sendo beneficiado pelo empate do Palmeiras com o Vitória. Desta forma, o time da Gávea, que permanece com 71 pontos, viu diminuir sua vantagem diante do Verdão para apenas dois pontos. Enfrentando um Flamengo repleto de desfalques, o Fluminense se impôs no primeiro tempo do clássico disputado no Maracanã. E a primeira oportunidade foi criada justamente pela equipe das Laranjeiras. Aos três minutos Canobbio recebeu a bola na esquerda e, dentro da área com muita liberdade, bateu muito perto do gol defendido pelo goleiro Rossi. Aos nove o Fla respondeu com ótima jogada individual do colombiano Carrascal que parou em defesa de Fábio. Mas o Flu era superior, em especial no aspecto físico, e abriu o placar com um golaço do de Acosta. O argentino aproveitou bola que sobrou na entrada da área aos 25 minutos e bateu de primeira para colocar a bola no ângulo do gol defendido por Rossi.


