A seleção brasileira realizou na tarde desta segunda-feira (10) a sua primeira atividade de preparação para os amistosos contra o Senegal e a Tunísia. O treino em campo, que contou com a participação de apenas 14 jogadores, foi realizado no Centro de Treinamento do Arsenal (Inglaterra), em Londres. Dos 26 jogadores convocados pelo técnico italiano Carlo Ancelotti, apenas 22 já se apresentaram. A expectativa é de que cheguem, na próxima terça-feira (11), quatro atletas que atuam no futebol brasileiro: Vitor Roque, do Palmeiras, Fabricio Bruno, do Cruzeiro, Alex Sandro e Danilo, do Flamengo. A Data Fifa de novembro marca o final dos compromissos da seleção brasileira no ano de 2025. O Brasil enfrenta o Senegal no próximo sábado (15), a partir das 13h (horário de Brasília), no Emirates Stadium, em Londres, e encara a Tunísia, na próxima terça-feira (18), a partir das 16h30, no Decathlon Stadium, em Lille (França).
Bahia Beer: Surubim na folha de bananeira vence o concurso gastronômico “Cerveja no Prato” no festival
Surubim na folha de bananeira vence o concurso gastronômico “Cerveja no Prato” no Bahia Beer 2025 Um prato de Surubim assado na folha de bananeira foi o grande vencedor do Cerveja no Prato, concurso gastronômico que integrou a programação do Bahia Beer 2025 – Festival da Cerveja de Alagoinhas. O concurso foi realizado na Praça Mário Laert, neste sábado (8), segundo dia do festival, e contou com um público expressivo que acompanhou de perto as apresentações dos participantes. O corpo de jurados contou com Nara Amaral, Leila Carreiro e um nome de peso da gastronomia internacional: Érick Jacquin, que avaliaram os pratos feitos ou harmonizados com cerveja artesanal. O prato vencedor, preparado com cerveja Belgian produzida em Lençóis, foi acompanhado por arroz vermelho orgânico, coquinho licuri e leite de coco. A criação é da chef Katiana Alves, representante do Restaurante Sabor da Serra, localizado em Lençóis. Emocionada com o reconhecimento, Katiana celebrou o prêmio e destacou o significado afetivo por trás da receita: “O prato se chama Lembranças de Mainha, em homenagem à minha mãe, que costumava prepará-lo. É uma receita cheia de memórias e sentimentos. Estou muito feliz por levar esse prêmio para Lençóis e por representar minha cidade em um evento tão grandioso como o Bahia Beer, ao lado de chefs tão importantes.” O chef Érick Jacquin elogiou a organização do concurso e destacou o talento dos participantes: “É a segunda vez que participo do Cerveja no Prato e quero parabenizar o evento. O prato vencedor foi maravilhoso, com sabor regional autêntico e uma harmonização perfeita com a cerveja. É muito importante valorizar a nossa cultura e nossa gastronomia. Comida e cerveja formam uma combinação incrível, com inúmeras possibilidades criativas, e os chefs locais exploraram isso de forma brilhante.” Cinco finalistas disputaram o título de melhor prato da edição 2025: Delícias da Tia Meire, Bar do Barbosa, Vila de Lena, Delícias da Déa e o vencedor Sabor da Serra. Os finalistas foram escolhidos por voto popular, em votação disponibilizada no site oficial do Bahia Beer. O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, João Paollilo, destacou a importância do concurso para o fortalecimento da gastronomia e do turismo local: “O Cerveja no Prato valoriza nossa cultura e fortalece o turismo através da gastronomia. A cada edição, Alagoinhas reafirma seu potencial criativo e se consolida como um celeiro de oportunidades para bares e restaurantes locais. Isso impulsiona o setor gastronômico e também o industrial cervejeiro, aproveitando o que temos de melhor — inclusive a nossa água, reconhecida nacional e internacionalmente pela sua qualidade.”
Prefeitura de Salvador anuncia show de Roberto Carlos durante programação de final de ano na cidade
Salvador viverá um momento histórico em dezembro: no dia 26 do próximo mês, Roberto Carlos fará um show gratuito na Arena O Canto da Cidade, localizada na Boca do Rio. A apresentação do ‘Rei’, inédita nestes moldes na capital baiana, marcará o encerramento do Natal Salvador e a inauguração do palco que receberá o Festival Virada Salvador 2026, que acontece entre 27 e 31 de dezembro no mesmo local. A novidade foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis nas suas redes sociais nesta segunda-feira (10): “Venho aqui hoje trazer uma excelente notícia: dia 26 de dezembro vamos encerrar o nosso Natal Salvador, o maior do Brasil, e iniciar o Festival Virada – que também é o melhor e maior de todo o Brasil – com o nosso ‘Rei’. Um show exclusivo de Roberto Carlos para todos vocês. E olha: é gratuita a entrada. Parabéns Salvador pelo maior Natal e o maior Réveillon de sua história”, disse. Os detalhes do evento – como horários, estrutura e informações sobre a entrada do público – ainda serão apresentados pela Prefeitura de Salvador nos próximos dias. A escolha de Roberto Carlos, um dos maiores e mais importantes artistas da história da música brasileira, reforça o movimento da capital baiana para consolidar-se como referência nacional em eventos culturais de grande porte. A Arena O Canto da Cidade vem sendo estruturada para receber atrações deste porte, consolidando a orla da Boca do Rio como um dos principais polos culturais e turísticos do país. Com o show do Rei, o objetivo de Salvador é conectar simbolicamente dois eventos da capital baiana no último mês do ano: a celebração natalina e a virada do ano, reforçando a tradição afetiva que Roberto Carlos mantém com o público brasileiro no Natal e abrindo caminho para o início do Festival Virada, o maior evento gratuito de Réveillon do país.
Bahia deve ter chuvas intensas nos próximos dias, alerta Inema
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) emitiu um alerta para a ocorrência de chuvas em diversas regiões da Bahia nos próximos dias. Segundo a meteorologista do órgão, Cláudia Valéria, as condições meteorológicas atuais são resultado da atuação de um corredor de umidade e de uma frente fria sobre o litoral baiano, fenômenos que favorecem o aumento das precipitações em várias áreas do estado. “As chuvas devem se concentrar especialmente nas regiões sudoeste e oeste, onde os volumes tendem a ser mais significativos”, explicou Cláudia Valéria. A especialista informou ainda que há previsão de chuvas mais intensas na faixa leste do estado. “Os volumes mais expressivos devem ocorrer em Salvador, na região metropolitana e no Recôncavo. Estamos em atenção especial para os próximos dois dias, terça e quarta-feira, quando o tempo deve permanecer nublado e chuvoso também em parte do oeste e centro-sul da Bahia”, reforçou. O Inema orienta a população a evitar áreas de risco de alagamentos e deslizamentos, não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento e desligar aparelhos elétricos em caso de trovoadas. As equipes do Instituto seguem monitorando as condições meteorológicas em todo o estado.
Inscrições para a 6ª edição do Vozes do Afroempreendedorismo seguem abertas
O Vozes do Afroempreendedorismo chega à sua 6ª edição nesta quarta (12), das 17h às 21h30, no auditório do Sebrae Bahia, no Costa Azul. Com o tema “Afroempreender para Transformar: Potências Negras, Futuros Possíveis”, o evento é realizado pela Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE-BA) em parceria com a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), e o Sebrae Bahia. A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas na plataforma Sympla. Entre os eixos que nortearão os debates estão: inovação e tecnologia afrocentrada, finanças e sustentabilidade econômica, economia criativa e narrativas negras, liderança e impacto social e políticas públicas e ecossistema de apoio ao afroempreendedorismo. A titular da Semdec, Mila Paes, destaca que o principal propósito do evento é promover diálogo, formação e conexão entre empreendedores negros. “O evento busca fortalecer a potencialidade dos negócios afros de Salvador, além de dar visibilidade para as pessoas do segmento. Será um espaço de colaboração, de conexão, de network poderoso entre afroempreendedores das mais diversas áreas. Nós, como poder público, entendemos e trabalhamos para fortalecer e potencializar esses negócios na nossa cidade”, assinala Paes. O Vozes do Afroempreendedorismo nasceu como um espaço de visibilidade e fortalecimento do protagonismo negro nos negócios. Para a presidente da AJE Bahia e fundadora da iniciativa, Jaqueline Oliveira, o desafio em 2025 é a reafirmação do afroempreendedorismo como mecanismo de transformação de ideias em impacto social. “Somos muito mais que um evento. Somos um movimento que fortalece redes, estimula parcerias e impulsiona negócios liderados por pessoas negras. Uma celebração da diversidade como motor de desenvolvimento e da coletividade como caminho para o futuro”, destaca. Programação — Entre os palestrantes confirmados está Douglas Vidal, fundador da conferência nacional Future in Black, referência no debate sobre inovação, tecnologia e diversidade. A programação contará com palestra magna, painéis, talks, estandes da Feira Preta e o tradicional Prêmio Mário Nelson de Carvalho, que homenageia quatro personalidades negras, duas mulheres e dois homens, por suas contribuições pela transformação social, cultural e econômica do país. De acordo com a gestora do Sebrae Plural da Regional Salvador, Taiane Almeida, o intuito da programação é visibilizar o afroempreendedorismo e gerar conexões de pessoas pretas dentro do contexto de negócios.
Iniciativas do Semiárido baiano serão destaque na COP-30
Rede Pintadas leva inovação, sustentabilidade e protagonismo feminino ao maiorevento climático do mundo A força do cooperativismo do semiárido baiano vai ganhar o palco internacional da COP-30, em Belém. Duas iniciativas vinculadas à Rede Pintadas, a Cooperativa Ser do Sertão foi selecionada para representar a Bahia como exemplo de inovação, sustentabilidade e produção responsável em contextos de clima extremo. ““Foi uma surpresa para nós, não esperávamos essa indicação. Isso mostra o quanto o trabalho que estamos fazendo está no caminho certo”, comenta Valdirene dos Santos Oliveira, presidente da cooperativa Ser do Sertão. Formada majoritariamente por mulheres negras e jovens, a Ser do Sertão foi escolhida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB Nacional) como uma das cooperativas agropecuárias da Bahia que irá apresentar casos de sucesso do Brasil. Em destaque seu modelo de produção de polpas de frutas 100% naturais, sem uso de água e aditivos químicos, aliado a um programa de recuperação de áreas degradadas da Caatinga por meio da metodologia agroflorestal. A indicação da Ser do Sertão à COP-30 surpreendeu e emocionou os integrantes da cooperativa. “O nosso diferencial é a metodologia de agrofloresta para recuperação de área degradada na Caatinga. O resultado que a gente tem com a implementação dessas unidades demonstrativas tem um impacto real, e isso foi visto pela equipe que selecionou os projetos”, afirma Valdirene dos Santos Oliveira, presidente da cooperativa que durante a conferência apresentará o modelo de atuação da Ser do Sertão a representantes de instituições nacionais, como a Natura e também a organizações internacionais. Outra cooperativa que integra a Rede Pintadas, a FrigBahia levará o sabor dos cortes especiais de caprinos e ovinos para a mesa de autoridades de todo mundo que participam da COP 30. A proteína do menu que será servida à presidentes e autoridades mundiais sob a marca Fino Sertão carrega a história e o protagonismo do semiárido. A cooperativa, criada em 2015, se destaca pela qualidade, rastreabilidade e compromisso com a agricultura familiar, responsável pela maior parte de seus fornecedores. O sabor e a maciez da carne resultam de um rigoroso processo que envolve manejo sanitário, assistência técnica especializada e um modelo produtivo que valoriza o bem-estar animal. Atualmente, os produtos da cooperativa já chegam a grandes redes de varejo em oito estados e Distrito Federal. A FrigBahia integra uma rede de sete cooperativas de pequenos produtores, garantindo renda, mercado e sustentabilidade para centenas de famílias do semiárido baiano. “Do sertão para o mundo! Celebramos essa remessa de cinco toneladas de produtos para a COP30. Estamos levando sabor, qualidade e a responsabilidade do abate inspecionado da Bahia para Belém. Para o mundo!”, celebra o presidente da FrigBahia Wanderley Gomes. Rede Pintadas A presença simultânea da Ser do Sertão e da FrigBahia na COP-30 evidencia a força da Rede Pintadas, referência nacional em intercooperação e em projetos que unem desenvolvimento econômico, justiça social e enfrentamento à crise climática. Em um território historicamente marcado pela escassez de água, essas cooperativas provam que o semiárido brasileiro não é sinônimo de limitação, mas de resiliência, inovação e tecnologia social de alto impacto.
Lateral Juba se apresenta à Seleção Brasileira e muito elogiado por Ancelotti
O lateral-esquerdo Luciano Juba, é apresentado à Seleção Brasileira nesta segunda (10), em Londres. Em sua primeira convocação, Juba se juntou ao grupo comandado por Carlo Ancelotti para o início da preparação. A lista é composta com 26 atletas chamados para os amistosos da Data Fifa contra as seleções de Senegal e Tunísia, que serão disputados nos dias 15 e 19 de novembro. O primeiro treino com o elenco ocorre no centro de treinamentos do Arsenal, onde a equipe realiza a preparação para o duelo do próximo sábado (15), às 13h (horário de Brasília), no Emirates Stadium. Juba que foi substituído no início do segundo tempo, no empate de 2x 2 contra internacional. O lateral tricolor chega à Seleção Brasileira com moral. Em entrevista coletiva, Carlo Ancelotti destacou o desempenho do jogador e explicou porquê de sua convocação à sua versatilidade e capacidade técnica. “Um jogador com um perfil técnico muito importante. Tem dado assistências para o Bahia. É um jogador que também pode jogar por dentro, mesmo sendo um lateral-esquerdo, é um jogador que está fazendo grande temporada com o Bahia”, disse o treinador. “Creio que ele merece e podemos fazer uma evolução com ele”, completou o
Vagas seguem disponíveis para consultas e exames durante o Novembro Azul; saiba como agendar
A campanha Novembro Azul, que ocorre ao longo de todo mês, promovida pelo Governo da Bahia através da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), continua com vagas disponíveis para agendamento de consultas e exames com o objetivo de promover a saúde integral da população masculina e pessoas com próstata. Em Salvador, as Policlínicas de Narandiba e Escada, unidades da Sesab geridas pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), seguem oferecendo atendimentos nas especialidades de otorrinolaringologia, urologia, cirurgia geral e também exames de eletrocardiograma, ecocardiograma e ultrassonografia de abdômen total, abdômen superior, vias urinárias, região inguinal e tireoide. Para o exame de ultrassonografia de abdômen total, é necessário jejum mínimo de sete horas. A campanha é voltada para a população masculina e pessoas com próstata e o cuidado com a saúde é contínuo e vai além do Novembro Azul. Desde setembro de 2022, o Governo do Estado mantém o Hospital do Homem, localizado no Hospital Geral Roberto Santos – HGRS, referência em toda a Bahia. A unidade oferece cirurgias, transplante renal, exames de cistoscopia, estudo urodinâmico, urofluxometria, biópsia de próstata, entre outros procedimentos especializados. Como participar Os interessados devem realizar agendamento prévio por meio do site ou aplicativo ba.gov.br. Vale ressaltar que para o exame de ultrassonografia do abdômen total, é necessário um jejum mínimo de sete horas. Com mais de 20 mil vagas já disponibilizadas no mês, a campanha busca fortalecer a oferta de serviços à população.
Com foco em manter protagonismo ambiental da Bahia, Sema e Inema participam da COP30
Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, a comitiva da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), liderada pelo secretário Eduardo Sodré Martins e pelo diretor-geral Eduardo Topázio, marcará presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climaticas (COP30), que acontece desta segunda-feira (10) até dia 21 de novembro, em Belém (PA). A participação da Bahia contempla debates, rodas de diálogo e atividades técnicas em diversos espaços oficiais do evento, como o Consórcio Nordeste, Casa ABEMA, Pavilhão Brasil (Green Zone) e Casa Voz dos Oceanos. Ao longo da programação, os representantes baianos abordarão temas como governança ambiental, adaptação climática, segurança hídrica no semiárido, serviços ambientais, manejo do fogo, monitoramento de riscos, economia azul e bioeconomia, além de acompanhar discussões sobre financiamento climático, transição energética e conservação ambiental. Segundo o secretário Eduardo Sodré Martins, que integra a agenda do governador, a presença da pasta na COP30 é uma oportunidade de atualizar, apresentar e discutir políticas públicas em andamento, além de conhecer modelos adotados por outros estados e instituições. “O mundo estará atento ao Brasil durante a COP30, e este é o momento de nós, gestores, apresentarmos as principais ações. É hora de aprofundar o debate sobre sustentabilidade, transição energética e políticas ambientais e climáticas. O governador está empenhado em manter a Bahia nesse protagonismo, e teremos agendas com diversas autoridades para apresentar e discutir o que o estado vem realizando”, destacou o secretário. A programação técnica da comitiva baiana inclui participações em painéis e mesas de debate, garantindo que o estado esteja inserido nas discussões sobre os desafios atuais e as novas estratégias de atuação ambiental. Painelista no Consórcio Nordeste – Green e na Casa ABEMA, o diretor-geral do Inema, Eduardo Topázio, discutirá três temas centrais: monitoramento e prevenção de riscos climáticos, segurança hídrica no Nordeste, e mineração sustentável e transição justa.“A COP30 é o momento ideal para a Bahia trocar informações e experiências com órgãos estaduais, federais e entidades, fortalecendo a cooperação técnica. Também é uma oportunidade de mostrar o que já fazemos na prática, especialmente em segurança hídrica, gestão de riscos e mineração sustentável”, afirmou Topázio. Ele acrescenta que o Inema levará ações e dados práticos do dia a dia da autarquia. “Nos painéis em que participarei, vamos apresentar metodologias e análises construídas dentro do Inema, mas também ouvir outras experiências. Cada tema exige uma visão integrada. Segurança hídrica no Nordeste demanda planejamento de médio e longo prazo; a mineração envolve território, licenciamento e impacto real na vida das pessoas; e o monitoramento de riscos climáticos trata de adaptação, não apenas projeções futuras, mas a realidade do presente”, completou o diretor-geral.
Presidente da vitória Fábio Mota rebate Botafogo e esclarece porquê de utilizou Lucas Halter
O presidente do Vitória, Fábio Mota, se pronunciou após o CEO do Botafogo, Thairo Arruda, afirmar que o clube baiano não havia pago a multa para escalar o zagueiro Lucas Halter na partida deste domingo (9), que terminou empatada em 0 a 0, no Barradão. Mota negou qualquer desrespeito e explicou que o Vitória tentou um acordo ao longo da semana. “Desrespeitoso seria se o Vitória não tivesse procurado o Botafogo. Passamos a semana toda tentando um entendimento. Queríamos abater a multa do valor da compra que será feita, mas não houve acordo”, disse o dirigente. O presidente rubro-negro também afirmou que Halter já é jogador definitivo do Vitória por ter atingido metas previstas no contrato de empréstimo. Além disso, Mota lembrou de uma dívida antiga do Botafogo referente à transferência de Elkeson, que, segundo ele, supera R$ 12 milhões. “Levantamos a questão do Elkeson. Temos um crédito de mais de 15 ou 20 anos, mas veio aquela história de que era dívida do clube associativo e não da SAF”, afirmou. Nas redes sociais, Thairo Arruda classificou a atitude do Vitória como “desrespeitosa”, alegando que o zagueiro foi escalado sem consenso entre os clubes. Foto: Reprodução/YouTube/TV Vitória


