A energia e os bastidores da música brasileira estão movimentando a rotina dos alunos da Estácio, em Salvador, que iniciarão uma vivência especial junto à equipe da turnê Tardezinha, a maior roda de pagode do Brasil, comandada pelo cantor Thiaguinho. A ação é fruto de uma parceria entre a área de Parcerias Estratégicas da Estácio, com apoio do Instituto Yduqs e a produção do evento, que acontecerá no dia 25 de outubro, às 17 horas, na Arena Fonte Nova. Quinze estudantes do Curso de Publicidade e Propaganda participarão de visitas técnicas aos bastidores do evento, conhecendo de perto a estrutura, a operação e os profissionais envolvidos na realização de um dos maiores festivais de música e entretenimento do país. A iniciativa faz parte do compromisso da área de Parcerias Estratégicas da Estácio e do Instituto Yduqs de oferecer experiências práticas que ampliem a formação acadêmica. “Essa parceria entre o Instituto Yduqs, a Estácio e a Tardezinha representam exatamente o que acreditamos na educação: conexão com o mercado, com a cultura e com a vida real. Essa vivência profissional proporciona aos estudantes uma experiência rica, viva e prática. Conhecendo os bastidores, os estudantes já têm acesso a aprendizados únicos que vão muito além da sala de aula. Acreditamos que a educação deve ultrapassar os muros da universidade e preparar verdadeiramente o aluno para o mundo do trabalho”, afirma Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e Vice-presidente do Grupo educacional Yduqs. A iniciativa reforça o compromisso do Centro Universitário Estácio com uma formação conectada ao mundo real. O projeto vivência acadêmica surgiu com o objetivo de mostrar aos alunos as possibilidades de inserção de diferentes carreiras no mercado de trabalho. No Projeto da Tardezinha, o objetivo é mostrar como as diferentes áreas do conhecimento, das ciências jurídica até à saúde, participam da realização de grandes eventos musicais. “Nossos alunos vão colocar em prática suas competências e habilidades, aprendendo e crescendo ao lado da produção do evento. Uma conquista maravilhosa que nos enche de orgulho graças à parceria valiosa com o apoio do Instituo YDQUS”, comenta a professora e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda Vera Lúcia dos Santos. A equipe da Tardezinha também valoriza a parceria. “A Tardezinha é feita com muita paixão, e abrir nossos bastidores para estudantes é uma forma de inspirar e compartilhar conhecimento. Acreditamos no poder da troca entre quem faz e quem está aprendendo a fazer”, comenta Rafael Liporace, sócio do projeto. A parceria segue ativa durante o ano, com novas ações previstas para ampliar ainda mais a participação dos alunos.
Praia do porto Barra após fortes chuvas vira atração para surfistas
A praia do Porto da Barra, tradicionalmente conhecida por suas águas calmas, virou cenário incomum durante a forte tempestade que atinge Salvador. O mar avançou com ondas de até um metro, surpreendendo banhistas e atraindo surfistas para o local. De acordo com meteorologistas, as ondas são resultado da frente fria que avança sobre o litoral baiano, responsável por provocar chuvas intensas e rajadas de vento que podem chegar a 50 km/h. Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o volume de chuva acumulado nas últimas 72 horas já ultrapassa 150 milímetros, número que supera em mais de 60% a média esperada para todo o mês de outubro. O órgão mantém a cidade em alerta máximo devido ao risco de deslizamentos e alagamentos. O registro foi compartilhado nas redes sociais pelo surfista Nick, do perfil OxeSurf, que costuma documentar as condições do mar na capital baiana. Nas imagens, é possível ver praticantes de surf aproveitando as ondulações em uma área onde o mar, em geral, se assemelha a uma piscina.
Mercado Livre inaugura novo centro logístico na em Simões Filho
O Mercado Livre ampliou sua operação na Bahia com a inauguração de um novo Centro de Distribuição em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Essa é a segunda unidade logística da empresa no estado, que vem se consolidando como um dos principais polos do comércio eletrônico no país. Com 171 mil metros quadrados de área total, o empreendimento está localizado às margens da BA-093 e reúne dois galpões voltados à armazenagem e expedição de produtos. A expectativa é de que o centro gere 6,5 mil postos de trabalho, sendo mil diretos e 5,5 mil indiretos, fortalecendo a cadeia de distribuição e o ambiente de negócios na região. Com mais de 15 milhões de consumidores e o 6º maior PIB do Brasil, a Bahia tem se destacado no avanço do e-commerce. De acordo com dados da Neotrust, o estado figurou entre os cinco com maior volume de pedidos online em 2024. Entre 2021 e 2023, o setor cresceu mais de 18%, impulsionado pela digitalização e pela expansão de estruturas logísticas em cidades como Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Vitória da Conquista e Itabuna. O governador Jerônimo Rodrigues participou da cerimônia de inauguração e ressaltou o impacto social e econômico do empreendimento. “Eu vim aqui para agradecer ao grupo MELI por escolher a Bahia e Simões Filho para alimentar e animar a esperança do povo que vai trabalhar com vocês. É uma alegria ver impostos sendo pagos, empregos com carteira assinada sendo gerados e a Bahia crescendo com responsabilidade”, afirmou Jerônimo Rodrigues. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, também destacou a importância da instalação para a política de atração de investimentos do estado. “Esse empreendimento é mais uma prova de que a Bahia tem ambiente competitivo, infraestrutura e apoio governamental para receber grandes negócios. O trabalho da SDE vai trazer o público e o empreendedor para o ecossistema digital, que é importante porque sinaliza para o futuro”, reforçou o titular da SDE.
Ciro Gomes se filia ao PSDB e diz que pelo Ceará ‘’eu mato”
O ex-ministro Ciro Gomes é oficializado novo integrante do Partido (PSDB), nesta quarta (22), em um ato realizado em Fortaleza. Sem confirmar uma candidatura, Ciro afirmou que o foco, neste momento, é reconstruir um projeto político no Ceará e reorganizar a oposição no estado. A fala mais marcante do discurso, porém, sintetizou o tom combativo da cerimônia: “Pelo Brasil eu morro, mas pelo Ceará eu mato”, declarou o ex-ministro, sob aplausos de militantes e aliados reunidos em um hotel na capital cearense. Ciro com 67 anos, tenta retomar protagonismo político e se coloca novamente como peça central no tabuleiro eleitoral do estado Cearense, que ele governou entre 1991 e 1994. A expectativa entre aliados é que o ex-ministro dispute o governo em 2026, em oposição direta ao grupo petista que domina o Executivo estadual desde 2015. Durante o discurso, Ciro chamou Elmano de Freitas de “pau-mandado e frouxo” e acusou Camilo Santana de agir como “quem quer ser dono do Ceará”. “Vou tirar sua máscara, Camilo Santana”, afirmou. O evento também simbolizou uma reaproximação improvável: o ex-ministro dividiu o palco com o deputado federal André Fernandes (PL) e o ex-deputado Capitão Wagner (União Brasil), ambos ligados ao bolsonarismo e antigos adversários de Ciro.
Cúpula do Alimento encerra etapa na Bahia com intercâmbio internacional de saberes e práticas agrícolas
Participantes da Cúpula conheceram projetos agroecológicos, economia solidária e iniciativas lideradas por mulheres no semiárido baiano A capital baiana se transformou no centro das discussões sobre o futuro da produção de alimentos e da justiça alimentar. Entre os dias 14 e 16 de outubro, a Cúpula Global para uma Transição Agrícola Justa (JAT Summit) reuniu, em Salvador, representantes de países da África, Ásia, América Latina e Europa, com o objetivo de promover o diálogo internacional e fortalecer ações voltadas para uma agricultura que regenere os ecossistemas, valorize saberes tradicionais e garanta segurança e soberania alimentar. Durante a programação na capital, foram tratadas questões essenciais da transição agrícola justa, como a redução do uso de agrotóxicos, o acesso equitativo à terra, a valorização dos conhecimentos tradicionais e o papel das mulheres nos sistemas alimentares. Sessões de aprendizado e troca de experiências abordaram práticas agrícolas adaptadas às mudanças climáticas, economias alimentares solidárias e modelos cooperativos de produção e consumo. A agenda em Salvador incluiu ainda visitas a comunidades agroecológicas, como o Quilombo Cordoaria, o quintal medicinal do grupo de mulheres do Calafate, comunidade periférica da capital, além de vivência na Lagoa do Abaeté. Na sexta-feira (17), enquanto parte do grupo ficou em Salvador para discutir o uso de venenos e agrotóxicos, 19 participantes da Cúpula seguiram para o município de Pintadas, no semiárido baiano, referência em experiências de associativismo, soberania alimentar e economia solidária. A visita incluiu projetos de boas práticas locais que vêm garantindo geração de renda, preservação ambiental e fortalecimento comunitário. Entre os projetos visitados estava a Cooperativa Ser do Sertão, que presta assistência técnica a cerca de 1.080 famílias na produção de leite, hortaliças, frutíferas e cordeiro. Um dos destaques é a fábrica de polpas de frutas, que está em processo de ampliação, com diferencial por ser 100% natural, sem aditivos ou água. A equatoriana Yolanda Guamán, participante da delegação, destacou a força das experiências locais. Ela relatou viver em um país marcado por crises, e que ver iniciativas que garantem alimentação e emprego para as próximas gerações leva esperança e inspiração para ser replicada em seu território. Hilda Rosalia Mas Macz de Balcarsel, da Guatemala, fez questão de conhecer de perto o time de futebol feminino de Pintadas e ressaltou a potência de um lugar historicamente impactado pela escassez de água que transformou união em aprendizado em dezenas de projetos comunitários. Os participantes também conheceram o Restaurante Delícias do Sertão, administrado exclusivamente por mulheres integrantes da Rede Pintadas, organização que atua em 15 municípios que formam o território da Bacia do Jacuípe. As atividades permitiram intercâmbio sobre sistemas alimentares, conhecimentos ancestrais, economia solidária e estratégias coletivas de influência. Neia Bastos, uma das lideranças do movimento local, ressaltou: “A Rede se une nos fios. A Rede Pintadas é entrelaçada na nossa razão de existir. Nossas lutas se unem a todas as lutas da África, Ásia e América Latina”. No sábado (18), o grupo foi acolhido pelas crianças e jovens do projeto musical Renascer, coordenado pela Associação Cultural e Beneficente Padre Ricardo. A delegação se encantou com o ritmo da percussão e encerrou a visita na sede da Rede Pintadas. De junho a setembro de 2025, a Huairou Commission e a OxfamNovib, organizações internacionais que atuam em parceria com foco em desenvolvimento sustentável, combate à pobreza e fortalecimento de comunidades vulneráveis, coordenaram uma série de sessões de diálogo lideradas por mulheres. Esses webinars reuniram mulheres rurais, líderes indígenas, ativistas alimentares, pesquisadores e organizadores comunitários de todo o mundo para discutir áreas críticas de transformação no sistema alimentar: desde direitos à terra e agroecologia até o banimento de agrotóxicos, passando pela adoção de sistemas de conhecimento indígenas e adaptação às mudanças climáticas. Glenn DolceMascolo, diretor de programas da Huairou Commission, destacou que não tinha ideia da profundidade das ações até chegar a Pintadas. “Aqui as pessoas vivem os valores comunitários que pregam. É o padrão que todos deveriam alcançar”, destacou.
Movimento Irun encerra com show de Tito Bahiense
Neste domingo (26/10), o cantor e compositor Tito Bahiense encerra a 4ª edição do Movimento Irun, com um show dedicado ao Ijexá, na Casa de Castro Alves, no Centro Histórico de Salvador. A apresentação é gratuita e homenageia Oxum e Oxalá, celebrando a espiritualidade e a força da cultura afro-baiana. Vestido de branco, Tito transforma o palco em um grande afoxé, conduzindo o público por uma experiência musical e simbólica guiada por atabaques, agogôs e melodias orquestradas. O show sintetiza a proposta do Movimento Irun: conectar arte, memória e ancestralidade. A programação começa às 14h, com a feira criativa Design Caboclo, seguida pela discotecagem de André Oliveira e pela roda de conversa “Bases Simbólicas, Históricas e Atuais do Ijexá”, com o percussionista Tiago Nunes, da Orkestra Rumpilezz. 🗓️ ServiçoEvento: 4ª edição do Movimento IrunData: Domingo, 26 de outubro de 2025Horário: Das 14h às 20hLocal: Casa de Castro Alves – Centro Histórico de SalvadorEntrada: Gratuita (credenciamento no local ou via link no Instagram da Casa de Castro Alves) 📸 Foto: João Lins / Divulgação Tito Bahiense
42 anos da Escola Olodum
No próximo sábado (25/10), às 15h, a Escola Olodum celebra 42 anos de fundação com o show afro contemporâneo “Olodum Mirim – As Vozes da Nova Era”, na Praça das Artes, Pelourinho. O espetáculo reúne 50 alunos dos cursos de percussão e dança afro, sob direção do mestre Geraldo Marques e da mestrina Tainara Miliane. Reconhecida nacional e internacionalmente como referência em educação antirracista, a Escola reafirma sua missão de educar por meio da arte e da música, formando novas gerações de artistas conscientes e comprometidos com a valorização da identidade negra. “As Vozes da Nova Era” apresenta releituras de clássicos do samba, reggae e MPB, além de repertórios do Olodum e de artistas negros. O show expressa a força e o talento da nova geração que dá continuidade à tradição do samba-reggae no Pelourinho. 🗓️ ServiçoEvento: Show “Olodum Mirim – As Vozes da Nova Era”Data: Sábado, 25 de outubro de 2025Hora: 15hLocal: Praça das Artes – Pelourinho, SalvadorEntrada: Gratuita 📲 Mais informações: @escolaolodum
“Salvador Empreendedora – Chamada Zero Carbono”
A capital baiana deu mais um passo importante em direção ao futuro com a realização do evento “Salvador Empreendedora – Chamada Zero Carbono: Acelerando Empresas para Transformar a Cidade”, que aconteceu nesta terça-feira (21) no Senai Cimatec. A iniciativa reuniu startups, representantes do setor público e empresas privadas para fomentar o ecossistema de inovação local com foco em soluções que gerem impacto positivo para Salvador. Realizado em parceria entre o Senai Cimatec e a Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias municipais de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Inovação e Tecnologia (Semit) e Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), o evento marcou o encerramento de mais uma edição da Chamada Cidade Zero Carbono, que selecionou e acelerou startups com soluções voltadas à redução de gases do efeito estufa. Segundo o titular da Secis, Ivan Euler, a chamada representa mais do que um apoio às startups; trata-se de uma política pública estratégica. “Essa é a segunda chamada que realizamos com o Senai Cimatec especificamente com o objetivo de encontrar soluções que ajudem Salvador a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa”, disse. Ainda de acordo com o secretário, a meta é tornar Salvador uma cidade neutra em carbono até 2049, quando a capital baiana completa 500 anos. “Para isso, investimos em startups e conhecimento técnico para desenvolver essas soluções sustentáveis”, acrescentou Euler. Cada uma das cinco startups selecionadas nesta chamada recebeu apoio financeiro da Prefeitura através de bolsas e suporte técnico do Cimatec, incluindo horas de laboratório e mentoria especializada, com recursos do Sistema S e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Já são mais de 30 startups apoiadas desde o começo da iniciativa, em cinco chamadas temáticas. Uma das startups apoiadas foi a TRL9, que desenvolveu um colete balístico sustentável a partir de resíduos naturais e nanotecnologia. “O projeto buscou incorporar resíduos descartados no interior da Bahia a um polímero para criar um material mais leve e sustentável, com menos uso de plástico e mantendo a resistência balística”, explicou Lucas Horiuchi, um dos integrantes do projeto. O gerente de Empreendedorismo e Inovação do Senai Cimatec, Vilson Alves, comemorou os avanços: “Este evento é uma grande consolidação dos resultados que alcançamos nos últimos dois convênios com a Prefeitura. Não só mostramos soluções concretas, mas também abrimos espaço para conectar novas ideias às demandas reais da cidade. Agora, essas startups seguem o caminho de validação de mercado e escalabilidade”. O secretário Alberto Braga, da Semit, ressaltou o protagonismo de Salvador na agenda de inovação. “Temos aqui um polo que se fortalece a cada evento como este. Nosso papel é construir pontes entre as startups e as demandas públicas, fomentando um ecossistema que transforme a cidade e melhore a vida das pessoas”, disse.
Os Monstros das Emoções de Kitty: Com protagonismo negro, livro infantil de autoria de escritora baiana usa a fantasia das crianças para entender e regular as suas emoções
A mais nova literatura infantil da escritora Denise Vaz Bela será lançado 28 de novembro em SalvadorA escritora baiana, provoca a imaginação das crianças, ao estimular a fantasia dos pequenos utilizando “Monstros” para representar as emoções de valência negativa como medo, tristeza, nojo e as “fadas” para representar as emoções de valência positiva como coragem, felicidade e nostalgia para ajudá-los a entender as suas emoções e regulá-las através do seu novo livro infantil: Os Monstros das emoções de Kitty. Pedagoga, Gestora Escolar da Rede Municipal de Salvador , Denise levou suas experiências com crianças para os livros, e com a sua personagem negra Kitty que sempre faz parte das suas histórias, busca colaborar de forma lúdica e educativa através da literatura auxiliando pais e professores na missão de educar. A protagonista do livro Os Monstros das emoções de Kitty, foi criada pela autora desde as suas primeiras histórias, como no seu primeiro livro de literatura infantil Kitty sabe esperar. “Eu criei a personagem inspirada em minha história, Uma menina negra, de cabelos cacheados, curiosa, inteligente, um reflexo da minha identidade. Já avançamos muito, mas infelizmente ainda não é comum ver pessoas pretas como personagem principal nas literaturas. Nossas crianças precisam se reconhecer na literatura”, defende.O livro vai além da necessidade do protagonismo racial nas literaturas. Traz uma temática necessária nos dias atuais: as emoções. Entender e regular as emoções é crucial para o desenvolvimento de crianças resilientes, saudáveis e com boas relações sociais, pois permite o autoconhecimento, diminui o estresse e a propensão a transtornos emocionais, melhora a resolução de conflitos e o rendimento escolar, além de ser a base de uma vida social e emocionalmente equilibrada. O livro trata o tema de forma lúdica, explorando a imaginação e fantasia das crianças ao utilizar os monstros e as fadas como representação das emoções durante o seu enredo. ” Identificar e nomear as emoções é indispensável , os pais precisam estar atentos e auxiliar a criança nesse momento, deixando que elas expressem suas emoções sem julgar, ajudando-as a identificar o que está sentindo e a desenvolver estratégias para lidar com esses sentimentos difíceis, como respirar fundo para se acalmar ou pedi ajuda” avalia a autora com sua experiência na educação.O livro Os monstros das emoções de Kitty tem 20 páginas e ilustrações coloridas assinadas pela por Camila Scavazza, além de uma página para colorir e escrever expressando sobre as suas emoções. O projeto gráfico da obra garantiu desenhos antirracistas, que servem de inspiração para as crianças que se identificam com a personagem. Contente com os resultados da sua trajetória, a autora comemora: “ Fico muito feliz quando a minha literatura vai para a casa de mais pessoas, e principalmente quando percebo, ao contar as minhas histórias, crianças se reconhecendo quando descrevo as característica da personagem negra, Kitty”. Quem é Denise Vaz Bela?Denise Vaz Bela, educadora e escritora. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui especializações em Gestão Escolar (Faculdade São Luiz), Educação Integral (UFBA) e em Psicopedagogia pela Universidade de Ciências e Tecnologia da Bahia. Atualmente, trabalha como gestora escolar na rede municipal de Salvador, em uma creche localizada em Periperi.Além de Os monstros das emoções de Kitty, participou da produção e organização de outras obras de literatura infantil, como Kitty Sabe esperar, Na Minha Creche Eu Sou Assim, Fauna Brasileira em Versos, (Re) Contos de Fada, Monstros e Gargalhadas e Coleção Letras e Rimas além da suas autobiografia Êta Mulher Arretada. Os livros infantis assinados pela autora baiana podem ser conferidos no site da Editora Usina de Textos . Já a autobiografia Êta Mulher Arretada está disponível no site da Rubi Editorial e também na na versão E-book na Amazon. Serviço:O que? Lançamento do livro Os Monstros das Emoções de KittyQuando? 28 de novembro de 2025Onde? Coquetel fechado ( apenas para os amigos que adquirirem o livro na pré-venda)OBS: Será lançado de maneira aberta ao público na Bienal do Livro Salvador/2026 em 15/04/2026 no estande da Raiz Livraria. Mas depois do lançamento para os amigos dia 28/11 já será comercializado diretamente com a autora ou através da Editora Usina de Textos.
Prefeito Bruno Reis visita áreas de risco no Subúrbio
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, realizou nesta quarta-feira (22) vistorias em duas localidades do Subúrbio que foram afetadas pelas fortes chuvas que atingem a cidade desde o início da semana. Na orla de Tubarão, o chefe do Executivo municipal autorizou a recomposição das contenções marítimas que sofreram danos em função do avanço da maré. Além disso, ele anunciou que a gestão municipal irá executar mais 45 contenções de encosta na cidade. “Essa é uma área que, no passado, fizemos requalificação, mas é necessário realizarmos novas intervenções. Estamos, de imediato, autorizando a recomposição dessas contenções marítimas, que sofreram com as fortes marés e ventos. Infelizmente, a cidade hoje sofre com esses prejuízos por conta cada vez mais de fenômenos da natureza mais extremos, mais rigorosos”, destacou Bruno Reis. O gestor, ao lado de uma comitiva de secretários municipais, também esteve na comunidade do Mamede, em Alto da Terezinha, para acompanhar as medidas preventivas em curso. O local já abriga uma das sirenes do sistema de alerta e alarme da Defesa Civil de Salvador (Codesal). “Aqui é uma das localidades com mais áreas de risco de Salvador. No passado, antes das chuvas, identificamos uma série de ações que podiam ser realizadas aqui para trazer mais segurança, a exemplo de contenções, de pavimentações de algumas ruas, demolição de casas que estavam em área de risco, escadarias drenantes, redes de drenagem para dar vazão à água. Essas obras estão sendo concluídas agora, nesses próximos dois meses, e já estão surtindo efeitos”, avaliou Bruno Reis. Segundo Bruno Reis, a Prefeitura está concluindo orçamento para construção de mais 45 contenções de encosta para proteção de áreas de risco para deslizamentos de terra na cidade. As obras devem contar com investimento de cerca de R$ 120 milhões. “Com essas novas 45 contenções que nós vamos autorizar em breve, somadas às outras 556 que nós já realizamos, chegaremos a mais de 600 áreas protegidas em nossa cidade nos últimos anos. É isso que permite estarmos passando por momentos como esses de chuvas, com mais segurança e mais tranquilidade às famílias”, afirmou Bruno Reis. Devido à continuidade dos temporais e dos riscos de deslizamentos de terra, a Codesal elevou, nesta quarta (22), a cidade para o nível de Alerta. Segundo o diretor-geral do órgão, Sosthenes Macêdo, o município encara uma frente fria desde a última segunda-feira (20), com acumulados pluviométricos representativos.


