O Ministério Público da Bahia sedia, entre os dias 9 e 11 de outubro, em Salvador, o “V Fórum de Boas Práticas do Sistema de Justiça Brasileiro”, promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA). O evento tem como objetivo difundir boas ações e iniciativas da magistratura e do Ministério Público brasileiro para os países do sistema interamericano. A abertura do evento acontece dia 9, às 18h, na sede do MPBA do CAB, com a participação de autoridades de diversos países, secretário de Assuntos Jurídicos da OEA, Jean Michel Arrighi, e do procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia. Será realizada palestra do ministro de Estado da Advocacia Geral da União (AGU), Jorge Messias. Nesta edição, o evento debaterá temas voltados à capacitação de magistrados e membros do MP, como a ‘Consolidação do Estado de Direito por meio da independência funcional dos magistrados e membros do MP’, ‘Boas práticas em matéria de proteção de direitos humanos, cooperação judiciária e interinstitucional’, ‘Inovações tecnológicas no sistema de Justiça’ e ‘Sistemas de integridade e compliance’ e ‘Boas práticas no setor público e no sistema penal acusatório’. O fórum é resultado de acordos de cooperação firmados por diversas instituições brasileiras da área jurídica com a OEA e busca reunir magistrados, membros do Ministério Público e especialistas jurídicos para o compartilhamento de experiências e aprimoramento das práticas institucionais.
Centro Universitário Estácio promove Feira de Profissões e recebe quase mil estudantes em Salvador
O Centro Universitário Estácio realizou, mais uma edição da Feira de Profissões Viva Estácio, reunindo quase 1000 estudantes de diferentes escolas da capital baiana no campus Gilberto Gil, no Stiep, em Salvador O evento gratuito aconteceu nesta quinta-feira (09.10) e contou com palestras, visitas guiadas a clínicas-escola, oficinas práticas e atividades de orientação vocacional. A reitora da instituição, Roberta Pinho, destacou o objetivo da iniciativa. “O Viva Estácio é o momento em que abrimos as portas para que estudantes do ensino médio possam vivenciar, na prática, os cursos que ofertamos, entendendo melhor as possibilidades do mercado de trabalho. É também um espaço de encantamento, em que mostramos que a transformação da nossa sociedade passa pela educação de qualidade”, afirmou. Entre os jovens presentes, o clima foi de entusiasmo. A estudante Sthefany Pitanga avaliou a experiência como decisiva para sua escolha profissional. “Participar do Viva Estácio vai contribuir muito para a nossa decisão sobre qual curso seguir. Eu tenho interesse em Psicologia e essa vivência vai me ajudar a escolher com sabedoria o caminho que vou trilhar”, disse. A imersão oferecida pela Estácio convidou os estudantes para uma experiência única, a fim de sanar dúvidas e curiosidades dos alunos do ensino médio de toda a capital baiana. “Esse projeto é uma forma de degustação para esses jovens. Nosso intuito é que eles conheçam também a nossa abordagem e compromisso com a educação dos futuros profissionais que eles vão se tornar. É sempre um prazer recebê-los aqui”, reforça Andreia Amaral, pró reitora acadêmica da instituição.
Prefeita Débora Regis integra debates sobre gestão educacional no Ceará, em Encontro de Embaixadores da Educação
A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis, acompanhada de sua comitiva, participou nesta quarta-feira (8/10) do segundo dia do 2º Encontro de Embaixadores da Educação, realizado na cidade de Sobral, no Ceará. O evento promoveu mesas de diálogo temáticas voltadas à troca de experiências e à discussão sobre as capacidades institucionais essenciais para o funcionamento eficaz das secretarias municipais de Educação. Durante o encontro, a gestora, que fez parte da mesa de Avaliação, Gestão Pedagógica e Desenvolvimento de Aprendizagem, destacou os aprendizados proporcionados pelo modelo educacional sobralense, referência nacional em políticas públicas de alfabetização e gestão educacional, ressaltando que essas experiências contribuem para o aperfeiçoamento das políticas públicas e das estratégias de gestão educacional em Lauro de Freitas. “Finalizamos hoje o 2º Encontro de Embaixadores da Educação, levando na bagagem muito conhecimento e muitas trocas de experiências. Com certeza, é possível transformar a educação da nossa cidade e, assim, transformar vidas. É por isso que estamos aqui, para voltarmos com todo esse aprendizado e implantá-lo em nossa cidade, porque acreditamos que Lauro de Freitas será reconstruída por meio da educação”, afirmou Débora. Com programação rica, a atividade que teve início nesta terça-feira (7/10), reuniu gestores e lideranças educacionais de todo o país. A troca de experiências abordou práticas de planejamento estratégico, acompanhamento pedagógico, fortalecimento da formação docente e o papel das lideranças escolares no aprimoramento da aprendizagem dos estudantes. A comitiva de Lauro de Freitas é composta por representantes dos três pilares que sustentam a educação pública no município. Integram o grupo a titular da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Tamires Andrade; o presidente da Câmara de Vereadores, João Raimundo Damacena dos Santos (vereador Juca); o vereador Sapucaia; o presidente da ASPROLF, Valdir Silva; do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS FUNDEB), Rafael Costa; e o presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Marcos Felipe Marques.
Indústria São Miguel ampliará fábrica em Alagoinhas com investimento de R$41 milhões
A Indústria São Miguel (ISM), empresa multinacional do setor de bebidas, anunciou a ampliação de sua unidade em Alagoinhas, onde opera há 13 anos. Com um investimento de R$41 milhões, a fábrica implantará sua quarta linha de produção, que deve entrar em operação dentro de seis meses. A expansão vai gerar cerca de 50 novos empregos diretos e 200 indiretos, além de aumentar em 30% a capacidade produtiva da planta. Segundo o gerente industrial da ISM, Richard Medina, o crescimento da empresa reflete o fortalecimento do mercado local e regional. “Graças à demanda dos consumidores da Bahia e da região, temos o objetivo de crescer 25% a cada ano, tornando a fábrica preparada para abastecer esse mercado. Nós melhoramos nossa eficiência e nossa produção e, por fim, decidimos este ano instalar uma nova linha de produção”, declara. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Deraldo Carlos, a gestão municipal atuou com agilidade para garantir que o investimento pudesse ser iniciado o quanto antes. “O município, com toda celeridade, conseguiu vencer as etapas burocráticas para que a ampliação da fábrica começasse logo. Nosso objetivo é que a obra avance rapidamente, trazendo mais empregos e desenvolvimento econômico para nossa cidade”, afirma. O prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo, também celebra o anúncio da expansão, destacando a importância do investimento para o fortalecimento do setor industrial e a geração de novas oportunidades de trabalho. “A instalação dessa nova linha de produção reforça o papel de Alagoinhas como polo industrial e mostra que estamos no caminho certo. A qualidade da nossa água é um diferencial que atrai grandes indústrias e impulsiona a produção de bebidas com excelência. Esse investimento da ISM é mais uma demonstração da confiança do setor produtivo no potencial do nosso município”, avalia.
Alagoinhas promove seus atrativos turísticos na Abav Expo 2025
Alagoinhas está entre os munícípios baianos divulgados como destino turístico na Abav Expo 2025, feira de turismo da Associação Brasileira de Agências de Viagens. O evento foi aberto oficialmente nesta quarta-feira, 8, e acontece até esta sexta, 10, no Riocentro, cidade do Rio de Janeiro. Conta com mais de 2 mil expositores de diversos segmentos do turismo, incluindo companhias aéreas, hospedagem, cruzeiros, operadoras, agências de viagem, seguros, transporte, tecnologia, entre outros. Os atrativos de Alagoinhas estão sendo apresentados no estande da Secretaria de Estado do Turismo da Bahia (Setur). Além do Bahia Beer Festival e do São João, o material informativo inclui espaços como as praças Rui Barbosa e J.J. Seabra, o estádio Antônio Carneiro, a Igreja Inacabada, a Estação São Francisco, e a cultura de comunidades quilombolas. O secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Alagoinhas, João Henrique Paolilo, prestigiou a abertura do evento. Segundo ele, o município atua para apresentar suas riquezas culturais e festivas ao trade turístico nacional e internacional. “Estamos aqui na Abav 2025, ao lado do secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacellar, que tem sido um parceiro fundamental no fortalecimento do turismo em Alagoinhas. Essa parceria é importante para a promoção dos eventos e atrativos da nossa cidade. Em nome do nosso prefeito Gustavo Carmo, agradeço ao Governo da Bahia pelo apoio”, comentou. “Alagoinhas está de braços abertos para recepcionar, junto com o Governo da Bahia, os turistas que queiram estar conosco, conhecendo nossos destinos e nossas atrações”, acrescentou João Henrique. Maurício Bacellar ressaltou que a participação na Abav Expo 2025 é uma oportunidade estratégica para impulsionar o setor do turismo na região. “Celebrando com a Bahia esse crescimento que é evolutivo para o nosso turismo, Alagoinhas está presente, mostrando os seus atrativos e as suas festas para o trade turístico brasileiro”, ressaltou o secretário de Turismo da Bahia. A expectativa é que a visibilidade alcançada no evento se traduza em um incremento da atividade turística na cidade e no estado, atraindo mais visitantes, gerando mais renda e criando novas oportunidades de emprego para a população de Alagoinhas.
Prefeitura abre inscrições para o Fuzuê e o Furdunço 2026
A Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), abriu as inscrições para entidades interessadas em participar do Fuzuê e do Furdunço 2026, dois dos eventos mais tradicionais do pré-Carnaval da cidade. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de outubro, exclusivamente de forma online, nos sites www.fuzue2026.salvador.ba.gov.br e www.furdunco2026.salvador.ba.gov.br, onde também estão disponíveis os editais completos. A primeira fase do processo de seleção consiste no envio do requerimento de inscrição preenchido e das propostas artísticas preliminares, realizadas de forma totalmente digital dentro do período estabelecido. As inscrições devem ser feitas por pessoas jurídicas que representem grupos culturais ou atrações artísticas, conforme o tipo de participação em cada evento. O presidente da Saltur, Isaac Edington, classifica o Fuzuê e o Furdunço como festejos que representam a essência do Carnaval de Salvador. “São dias em que a cidade se transforma em um grande palco popular, reunindo artistas e grupos que fazem a nossa cultura pulsar nas ruas”, diz. Destinado a grupos culturais como fanfarras, charangas, orquestras e grupos percussivos, o Fuzuê é reconhecido por valorizar as manifestações populares e o patrimônio imaterial de Salvador. Nesta edição, serão selecionados até 40 grupos, que se apresentarão no dia 8 de fevereiro de 2026, no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra). Já o Furdunço é voltado para atrações artísticas com equipamento sonoro, como trios, bandas, duplas e artistas solo. A festa leva às ruas uma mistura de ritmos e estilos que traduzem o espírito democrático e criativo da festa. Serão selecionadas até 60 atrações, com desfiles marcados para os dias 7 de fevereiro (Ondina/Barra) e 15 de fevereiro (Circuito Batatinha, no Pelourinho). Os interessados devem ficar atentos aos prazos e às exigências dos editais, que incluem o envio de croquis, repertórios, contratos de representação e documentação jurídica e fiscal. Mais informações podem ser solicitadas através dos e-mails fuzue2026@salvador.ba.gov.br e furdunco2026@salvador.ba.gov.br.
Festival de Forró da Chapada movimenta Mucugê neste final de semana
vento acontece de 9 a 12 de outubro com shows de Targino Gondim, Lucy Alves, Vanessa da Mata e Quinteto Sanfônico do Brasil, entre outros Mucugê, na Chapada Diamantina, será o destino dos amantes do forró neste final de semana. De 9 a 12 de outubro, o Festival de Forró da Chapada reúne nomes consagrados e novos talentos em uma programação que inclui shows, aulas, concursos e cortejos pelas ruas da cidade. O evento se firma como um dos maiores encontros musicais do interior da Bahia, fortalecendo o turismo e a cultura regional. Na quinta-feira, 9 de outubro, a programação começa às 15h com o concurso de trios de forró, seguido às 16h pela Rural Amarela e um aulão comandado pela banda Cabruêra Brasil. À noite, a partir das 20h, o público confere os shows de Targino Gondim, Waldonys, Rennan Mendes, Sebastian Silva, Bruninho do Acordeon, Som do Brejo, Lucy Alves, Joca Lobo & Os Capônicos e Forró Diamantina. Na sexta-feira, 10 de outubro, as atividades começam cedo, às 10h, com aula de sanfona ministrada por Marquinhos Café. Às 15h acontece o concurso de trios de forró e, às 16h, novamente a Rural Amarela toma conta das ruas com o aulão de forró. À noite, a festa continua com apresentações de Targino Gondim, Gel Barbosa, Marquinhos Café, Banda Raizeiros, Vanessa da Mata — que traz seus sucessos em versão forró —, além de Luana Ingry, Douglas Gavião, Il Tal do Xote, Balaio de Delas e Trio Forró Mais Eu. No sábado, 11 de outubro, a agenda abre às 10h com mais uma aula de sanfona ministrada por Marquinhos Café. Às 14h, PH Lucas comanda uma oficina de ritmos, seguida às 15h pelo concurso de trios de forró e, às 16h, pela Rural Amarela com o tradicional aulão de forró da Cabruêra Brasil. À noite, a partir das 20h, sobem ao palco Targino Gondim e o Quinteto Sanfônico do Brasil, Xamego da Thay, Chambinho, Cacau com Leite, Ivan Greg, Janderson do Acordeon, Encosta N’Eu e Jairo Barbosa. O domingo, 12 de outubro, encerra a programação em clima de celebração com o show “Eu Vou Ficar com Targino na Farra”, marcado para as 16h. Com seu casario colonial, ruas floridas e cenário cercado por montanhas, Mucugê se transforma durante o festival em um grande arraial. A cidade recebe turistas de várias regiões, que encontram na Chapada Diamantina um ambiente acolhedor para celebrar a música, a cultura e o forró em suas diversas formas.
Fábrica da BYD em Camaçari será inaugurada nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (9), às 9h, será oficialmente inaugurada a fábrica da Build Your Dreams (BYD), instalada no Polo Industrial de Camaçari. A unidade, que representa o maior complexo da empresa fora da China, está estabelecida em uma área de 4,6 milhões de metros quadrados e constitui um dos maiores polos de produção de veículos elétricos da América Latina. A cerimônia contará com a presença do prefeito Luiz Caetano, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, secretários municipais e outras autoridades, além de representantes da montadora chinesa, a exemplo do CEO da empresa, Wang Chuanfu, do vice-presidente sênior da BYD Brasil, Alexandre Baldy, e vice-presidente executiva, Stella Li. A implantação da BYD no município traz significativo impacto para a economia local, fomentando geração de empregos diretos e indiretos, fortalecimento da cadeia produtiva e atração de novos investimentos. O projeto consolida Camaçari como um importante centro de inovação e tecnologia sustentável no setor automotivo. Resultado de um investimento de cerca de R$ 5,5 bilhões, a unidade de Camaçari é a segunda maior da BYD no mundo. Durante o processo de instalação, a fábrica já mantinha cerca de 1.000 funcionários. A expectativa é de que, até o final do ano, o quadro seja formado por 3.000 profissionais, sempre mantendo a prioridade pela mão de obra local. Quanto à produção, a fábrica começa com capacidade anual de 150 mil veículos e previsão de expansão para 300 mil, no decorrer da segunda fase. No mês de julho, durante cerimônia em um dos galpões do complexo, a BDY apresentou o BYD Dolphin Mini – primeiro veículo fabricado no Brasil. O ato foi caracterizado como um marco histórico para a consolidação do país como protagonista de transição para a mobilidade elétrica.
Bahia regulamenta novo Código de Vigilância em Saúde e amplia poder de resposta do SUS
A saúde pública da Bahia entra em uma nova fase. Nesta quarta-feira (8), o governador Jerônimo Rodrigues assinou, na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Salvador, o decreto que regulamenta o novo Código de Vigilância em Saúde, substituindo uma legislação em vigor há mais de quatro décadas. A iniciativa marca um avanço na modernização do sistema e fortalece a capacidade de resposta do Estado e dos municípios diante de epidemias, pandemias, desastres ambientais e outras emergências sanitárias, além de simplificar processos para o setor produtivo. Entre as principais mudanças, estão a digitalização completa dos processos de licenciamento sanitário, a possibilidade de ampliação do prazo da licença para até três anos, e a autorização para ingresso em imóveis abandonados no controle de arboviroses. O novo marco também amplia o poder de atuação do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA) e dos laboratórios regionais, garantindo decisões mais rápidas em situações críticas. “O novo código é fruto de uma construção coletiva que nasceu do diálogo entre o governo, o setor produtivo, entidades de classe e o Ministério Público. É uma legislação moderna, que coloca a Bahia na vanguarda da vigilância em saúde no país”, afirmou o governador. Segundo ele, o Estado se preparou para enfrentar novos desafios sanitários com mais agilidade e inteligência. “Os aprendizados da pandemia estão incorporados aqui. Aprendemos que salvar vidas exige coordenação, transparência e rapidez nas decisões”, completou. O decreto regulamenta sete eixos da vigilância: sanitária, epidemiológica, ambiental, saúde do trabalhador, laboratorial, verificação de óbito (SVO) e emergências em saúde pública, além de consolidar o papel do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Bahia), que passa a ter maior autonomia para monitorar e responder a crises. A secretária da Saúde, Roberta Santana, destacou que o novo código torna a vigilância mais ágil e menos burocrática, fortalecendo a resposta a situações como epidemias e desastres ambientais. Ela ressaltou que a legislação moderniza os processos e facilita a vida de quem atua no setor. “Com esse novo código, a vigilância ganha um novo corpo e, com certeza, vai dar uma resposta mais rápida e uma maior segurança à população de uma proteção à saúde, uma política de proteção à saúde e à vida. É importantíssimo esse ato. A regulamentação vai ajudar a tornar mais clara e eficaz a norma para a população”, considerou a secretária.
Viver Salvador Especial Dia das Crianças leva programação gratuita para toda a família ao Comércio
O bairro do Comércio será tomado por cores, música, brincadeiras e muita cultura no próximo domingo, 12 de outubro, com a realização da 2ª edição do Viver Salvador Comércio – Especial Dia das Crianças, promovida pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Das 8h às 17h, moradores e visitantes da capital baiana poderão aproveitar uma programação gratuita e diversificada pensada especialmente para toda a família. A programação ocupará diferentes pontos do Comércio, como a Praça Maria Felipa, o Polo de Economia Criativa Doca 1 (Avenida França), Rua da Bélgica, Rua da Grécia e Avenida Estados Unidos, além de equipamentos culturais como a Cidade da Música da Bahia, oferecendo atividades para todas as idades: oficinas, espetáculos infantis, brincadeiras, shows, contação de histórias, feira gastronômica, espaços esportivos, arena gamer, brinquedos infláveis e muito mais. “O Viver Salvador é um convite para redescobrir a nossa cidade com um novo olhar. Salvador é, por essência, uma cidade da cultura e da convivência coletiva. Neste Dia das Crianças, propomos uma celebração que valoriza o brincar, a imaginação e a convivência familiar, reforçando o nosso compromisso com uma cidade mais acolhedora, inclusiva e vibrante. Queremos que tanto quem mora aqui quanto quem nos visita se encante com tudo o que Salvador tem a oferecer”, destaca a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos. Em sua segunda edição no Comércio, e a primeira especial do Dia das Crianças, o Viver Salvador reforça o seu propósito de estimular soteropolitanos e turistas a ocuparem os espaços públicos da cidade de forma lúdica, criativa e afetiva, promovendo experiências únicas em áreas históricas e com grande valor cultural da capital baiana. De acordo com o diretor de Economia Criativa da Secult, Felipe Dias Rêgo, o sucesso do Viver Salvador representa a consolidação do projeto como uma agenda permanente da cidade. “As edições anteriores superaram as expectativas em termos de público, diversidade e engajamento. Para esta edição especial, ampliamos a programação com foco no público infantil e em ações voltadas à convivência familiar. É uma construção estratégica que reforça a política pública de ativação de territórios através da economia criativa, do turismo e da cultura, promovendo impacto positivo na cadeia produtiva local e na percepção do soteropolitano sobre sua própria cidade”, explica. Programação da 2ª edição do Viver Salvador Comércio – Especial Dia das Crianças: Domingo, 12 de outubro de 2025 | 08h às 17h ESPORTES Estacionamento Terminal Náutico • 08h00 – 11h30 / 14h00 – 17h00 | Canoagem Tenda Circo (Praça Maria Felipa) • 08h00 – 09h00 | Yoga para crianças Rua da Bélgica • 09h00 – 17h00 | Basquete, Futebol, Totó, Cama Elástica Avenida Estados Unidos • 09h00 – 17h00 | Festival da Bicicleta EQUIPAMENTOS CULTURAIS Cidade da Música da Bahia • 09h00 – 17h00 | Visitação livre • 11h00 | Caça ao Tesouro “CMB” Pátio do Arquivo Público • 11h00 | Música Viva: Show de Talentos Ibeji • 11h00 – 16h00 | Apresentação de Percussão • 14h00 | Contação de História com o Teatro Griô • 14h00 | Pílulas Musicais asa das Histórias / Sala Imersiva • 09h00 – 16h00 | Bem-vindos à Casa da Imaginação! • 10h00 – 11h00 | Sessão de Histórias • 11h00 – 12h00 | Exibição de Filmes Animaí • 14h00 – 15h00 | Exibição de Filmes Animaí DOCA 1 (Av. França)


