O rapper Hungria, de 34 anos, recebeu alta médica neste domingo (5). Ele estava internado no hospital DF Star, em Brasília, desde o dia 2, por suspeita de intoxicação por metanol, após ingestão de bebida alcoólica. Segundo o boletim médico, o artista apresentou “excelente evolução clínica” e deverá seguir com os cuidados em casa. O cantor fez exames no hospital para confirmar a intoxicação por metanol, mas os resultados ainda não foram divulgados. Em uma rede social, o artista agradeceu “por mais uma oportunidade de celebrar a vida”. “Sou grato a toda a equipe do Hospital DF-Star e, em especial, ao Dr. Leandro Machado, que cuidou com dedicação da minha recuperação”, escreveu Hungria. O rapper agradeceu ainda o apoio recebido dos fãs, amigos e familiares que, “com orações, carinho e mensagens, tornaram esse momento mais leve e cheio de força”. Até a tarde de sábado, o Brasil tinha registrado 14 casos confirmados de intoxicação por ingestão de metanol, segundo dados do Ministério da Saúde. Há ainda 181 casos em investigação.
Ederson se machuca e John, ex-Botafogo, é convocado para amistosos
O técnico da seleção masculina de futebol, Carlo Ancelotti, precisou efetuar uma segunda troca na relação de convocados para os amistosos contra Japão e Coreia do Sul. Neste domingo (5), o goleiro John, do Nottingham Forest, da Inglaterra, foi chamado para o lugar de Ederson, do Fenerbahçe, da Turquia, que se contundiu durante um treino no último sábado (4). John, de 29 anos, chegou ao futebol inglês no fim de agosto, negociado pelo Botafogo. É a primeira convocação do goleiro para a seleção principal. Em 2013, quando defendia o Santos, ele representou o Brasil no Campeonato Sul-Americano sub-17 junto de nomes como o zagueiro Léo Pereira (hoje no Flamengo, mas à época no Athletico-PR), o meia Arthur (Grêmio) e o volante Thiago Maia (atualmente no Internacional, foi companheiro do arqueiro no Peixe). Revelado no Alvinegro Praiano, John também jogou em Portuguesa Santista, Internacional e Valladolid, da Espanha, antes de chegar ao Botafogo e ser decisivo nas conquistas do Campeonato Brasileiro e da Libertadores em 2024. O goleiro, porém, fez apenas um jogo pelo Nottingham Forest até o momento. No último dia 17 de setembro, ele foi titular na derrota por 3 a 2 para o Swansea City, pela Copa da Liga Inglesa. Além de John, as opções que Ancelotti terá para o setor nos amistosos com Japão e Coreia do Sul são Hugo Souza, do Corinthians, e Bento, do Al Nassr, da Arábia Saudita. Este último, aliás, foi o primeiro jogador a se apresentar ao técnico italiano em Seul, capital sul-coreana, onde a delegação estará concentrada antes do jogo com os donos da casa, na sexta-feira (10), às 8h (horário de Brasília), no Sangam Stadium. Já no dia 14, às 7h30, será a vez de visitar os japoneses no Ajinomoto Stadium, em Tóquio. A outra mudança na convocação original de Ancelotti também foi provocada por questões médicas. Na quinta-feira (2), o lateral Vitinho, do Botafogo, foi escolhido para substituir Vanderson, do Mônaco. Um dia antes, o defensor do time francês sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda durante o empate por 2 a 2 com o Manchester City, da Inglaterra, pela Liga dos Campeões. Eliminação precoce Também neste domingo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou a saída de Ramon Menezes do comando da seleção masculina sub-20.
Definidos confrontos das quartas de final do Baianão Feminino
Foram definidos neste sábado (4) os confrontos das quartas de final do Baianão Feminino 2025. Oito clubes seguem na disputa do título estadual. Bahia, Vitória, Atlético, São Francisco do Conde, Lusaca, Litoral Norte, CFFB e Juazeirense avançaram para a próxima fase. Melhor colocado na classificação, o Bahia enfrentará a Juazeirense, oitavo colocado. Dono da segunda melhor campanha, o Vitória enfrentará o CFFB, sétimo colocado. Terceiro melhor colocado, o Atlético terá pela frente o Litoral Norte, sexto colocado. Por fim, se enfrentarão São Francisco do Conde, quarto colocado, e Lusaca, quinto colocado. As quartas de final terão jogos apenas de ida. Bahia, Vitória, Atlético e São Francisco do Conde serão os mandantes. A Federação Bahiana de Futebol divulgará nesta segunda-feira a tabela com datas, locais e horários das partidas. Confira abaixo os confrontos das quartas de final: Bahia x JuazeirenseVitória x CFFBAtlético x Litoral NorteSão Francisco do Conde x Lusaca
Salvador Capital Afro ocupa Viver Salvador da Rua Chile com desfile da estilista Mônica Anjos
A estilista Mônica Anjos lança sua nova coleção Odé Kaiodè com um desfile especial na Praça Thomé de Souza, a partir das 16h do próximo domingo (5), em Salvador. O evento é mais uma iniciativa do Programa Salvador Capital Afro e integra o Projeto Viver Salvador, da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Com direção geral de Carlos Cruz, CEO do projeto Periferia do Futuro, o desfile propõe uma ocupação simbólica do espaço urbano, reposicionando corpos negros e saberes ancestrais no centro da cena cultural. Odé Kaiodè é um manifesto visual que celebra a resistência, a elegância e a espiritualidade negra. Para o diretor de Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Chicco Assis, a proposta visa fortalecer o Viver Salvador e a conexão com o Programa Salvador Capital Afro. “Estamos propondo a ocupação de praças, a ocupação do ambiente urbano, com feira de empreendedorismo, com arte, com moda, conectando com o Afrobiz e Salvador Capital Afro, que fortalecem o movimento afroempreendedor da cidade. Então, a proposta deste final de semana é que essas duas políticas desenvolvidas pela Secretaria de Cultura estejam convergentes, para ocupar o centro, ocupar a Rua Chile e possibilitar uma maior visibilidade para os afroempreendedores e a afromoda da nossa cidade”, explicou. A estilista Mônica Anjos também ressalta a importância simbólica e afetiva do evento. “Estar com esse desfile no coração de Salvador, na Rua Chile, fazer parte do movimento Salvador Capital Afro, contando a nossa história e reverenciando a nossa ancestralidade, a nossa religião de matriz africana, é para nós do coletivo da marca Mônica Anjos, um prazer imenso, entendendo da importância também da conexão com a Periferia do Futuro, com a direção luxuosa de Carlos Cruz e com todas as agências que estarão. Então é, acima de tudo, um resgate cultural, uma celebração, um dia e um movimento de afeto e de acolhimento”, ponderou. Inspirada em Oxóssi e na memória de Mãe Stella de Oxóssi, a coleção reverencia a espiritualidade afro-brasileira com peças sofisticadas em fibras naturais, bordados manuais e estampas exclusivas criadas em parceria com o multiartista Agamenon de Abreu. Neste final de semana, a programação do Viver Salvador (Especial Rua Chile) está alinhada ao Programa Salvador Capital Afro, por meio dos afroempreendedores do Afrobiz e da parceria com o desfile Odé Kaiodè, de Mônica Anjos, que traz essa homenagem ao centenário de Mãe Stella de Oxóssi. Além do desfile de domingo, será realizada a Feira Criativa Afrobiz para afroempreendedores no sábado e no domingo, das 10h às 20h, e uma apresentação artística no sábado, a partir das 16h, com um Rolê Percussivo da banda A Mulherada. A atividade será um ensaio aberto com um arrastão do bloco afro feminino.


