O Museu Virtual Origens promove, neste sábado (4), a abertura da exposição “Raízes Históricas do Quilombo do Tereré e Maragogipinho”, um evento cultural que une memória, tradição e celebração da identidade local. A programação começa às 10h, no Quilombo do Tereré e Maragogipinho, localizado na Rua do Tereré, s/n, Ilhota, em Vera Cruz, na Bahia. Além da exposição, o público poderá vivenciar uma verdadeira imersão cultural, que destaca a história e a riqueza dos povos que ajudaram a moldar a identidade baiana. A celebração contará ainda com a apresentação do Samba Tradicional Quilombo do Tereré, trazendo música e ancestralidade para o encontro. A iniciativa conta com apoio financeiro da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB Bahia), do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Cultura (Governo Federal – União e Reconstrução). A entrada é gratuita, e a organização reforça o convite à comunidade para prestigiar e celebrar a cultura local. Data: 04 de outubro (sábado)Horário: a partir das 10hLocal: Quilombo do Tereré e Maragogipinho – Rua do Tereré, s/n, Ilhota, Vera Cruz (BA)
OAB-BA cobra providências a TJBA sobre falta de magistrados no interior
A OAB Bahia solicitou providências ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) diante da grave situação enfrentada pelas comarcas do interior, após a titularização de juízes substitutos determinada pelo TJBA em 18 de setembro. Em ofício encaminhado à presidenta do Tribunal, desembargadora Cynthia Resende, a seccional pediu a realização de uma reunião entre as instituições para debater medidas urgentes. Para a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, é preciso enfrentar o problema com soluções estruturais. “Embora a gente reconheça os esforços recentes do TJBA em mitigar os efeitos da vacância, apenas poucas varas sem titular receberam designações, gerando um preocupante limbo, em que diversas unidades jurisdicionais se encontram sem qualquer juiz responsável”, destacou. O documento ressalta que as comarcas de entrância inicial que não foram contempladas com inscritos em seus respectivos editais encontram-se em verdadeiro estado de caos, cenário que remete a dificuldades históricas. São citadas, por exemplo, Cocos, Gentio do Ouro, Formosa do Rio Preto, Santana, Correntina e Nova Viçosa, comarcas com vagas já ofertadas nos editais de 2019 e 2022, sem manifestação de interesse. O ofício também aponta que, após a publicação dos editais para varas de entrância final, algumas unidades permaneceram vagas. Além disso, as comarcas de entrância intermediária perderam juízes substitutos antes designados e não tiveram novos editais de promoção ou remoção publicados. “A solução definitiva está na realização de concurso público para magistrados, diante do longo tempo até a posse dos aprovados. Além do concurso, é preciso haver a imediata designação de juízes para varas de entrância inicial sem substitutos e a regulamentação das comarcas de difícil provimento, para que sejam atraídos profissionais para essas vagas”, concluiu Daniela.
Subsecretário apresenta avanços da rede de atenção da Bahia em evento regional sobre linha de cuidado do AVC
O subsecretário da Saúde do Estado da Bahia, Paulo Barbosa, participou nesta quarta-feira (1º) do Encontro da Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral (AVC) Norte e Nordeste, que acontece no Hotel Vila Galé, em Salvador, até a quinta-feira (2). A abertura do evento, realizado pela Rede Brasil AVC, reuniu especialistas, pesquisadores e gestores de saúde para discutir estratégias que fortaleçam a prevenção, o atendimento emergencial e a reabilitação de pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC). Representando a Bahia, ele apresentou um panorama sobre os avanços da rede de atenção no estado, destacando a implantação do Programa Estadual de Apoio à Reperfusão do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e do AVC Isquêmico, iniciativa que busca reduzir a mortalidade e as sequelas decorrentes dessas doenças, que estão entre as principais causas de óbito na população adulta no estado. Durante sua exposição, Paulo Barbosa ressaltou os objetivos do programa, como a ampliação do acesso aos tratamentos de reperfusão, a qualificação dos profissionais de saúde e o apoio ao processo regulatório com suporte remoto de especialistas. Ele também enfatizou a importância da regionalização e da integração entre os pontos de atenção, assegurando que todas as regiões de saúde da Bahia contem com pelo menos uma unidade hospitalar de referência para atendimento de IAM e AVC. “O AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade no Brasil. O fortalecimento da linha de cuidado e a implementação de programas de reperfusão são fundamentais para salvar vidas e reduzir sequelas. Este encontro é um espaço estratégico para compartilharmos experiências e construirmos soluções conjuntas para o Norte e Nordeste”, enfatizou o subsecretário da Saúde da Bahia.
Defensoria é homenageada no 2º Encontro Estadual dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Bahia
A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) marcou presença na abertura e em um dos painéis temáticos do 2º Encontro Estadual dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Bahia, que começou nesta terça-feira (30) e segue até o dia 01/10, em Salvador. Com o tema “3Rs (Respeitar, Reconhecer e Remunerar) para promoção dos Direitos Humanos e Cidadania”, o evento reuniu catadores(as) autônomos(as) e de cooperativas da Bahia, gestores(as) públicos(as) e instituições para debater políticas públicas voltadas à valorização da categoria. Representando a defensora-geral Camila Canário, a coordenadora de Gestão Ambiental da Defensoria, Marina Pimenta, destacou durante a mesa de abertura o compromisso da instituição com a defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras que atuam na coleta e triagem de resíduos sólidos, enfatizando a importância do reconhecimento social, jurídico e econômico da profissão. “A Defensoria Pública tem sido, na prática, uma parceira efetiva na construção e viabilização dos direitos dos catadores e catadoras da Bahia. Nós temos atuado na construção do associativismo, na criação de cooperativas em todo o Estado e temos práticas de sucesso, como o programa Mãos que Reciclam, nas quais atuamos com a mobilização, sensibilização e apoios jurídico, técnico e consultivo necessários para que essas associações saiam do papel, ganhem vida prática e sejam contratadas e remuneradas pelos municípios”, explicou a coordenadora Marina Pimenta. Ainda na abertura, o trabalho desenvolvido pela DPE/BA na criação de uma dessas associações, a de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (AACRRI), de Itabuna, foi reconhecido e homenageado. “Desde o início da nossa trajetória, a Defensoria sempre foi importante e muito presente. Em um dos momentos, quando trabalhávamos no lixão e ele ia fechar, a gente não sabia quais eram os nossos direitos e a Instituição foi lá e falou que tínhamos direito, que estava ali para nos auxiliar, dar todo o suporte e, até hoje, está conosco. Já temos catadores cursando faculdade. Gratidão à Defensoria Pública!”, agradeceu, emocionada, a presidente da AACRRI, Carissa Araújo Santos, enquanto entregava o troféu à coordenadora Marina Pimenta.
1º Cartório Integrado Cível de Salvador elimina todos os processos paralisados há mais de 84 dias
Com o objetivo de garantir a razoável duração do processo e a melhoria da prestação jurisdicional, o 1º Cartório Integrado Cível de Salvador implementou ações estratégicas para regularizar os processos paralisados há mais de 100 dias. A execução de um plano de ação teve início em 14 de julho e foi concluída, com êxito, em 12 de setembro. A unidade tinha 6.920 processos paralisados em julho e, atualmente, não tem nenhum. Em março deste ano, uma inspeção da Corregedoria-Geral da Justiça verificou 4.134 processos sem movimentação, número que subiu para 6.920 no início de julho. Imediatamente, a Corregedoria determinou que a unidade judicial elaborasse um plano de ação para controlar a situação e debelar o acervo de processos paralisados há mais de 100 dias. A partir de então, o 1º Cartório Integrado Cível de Salvador executou um plano de ação com duração de dois meses que resultou na eliminação de todos os processos parados há mais de 100 dias. O relatório aponta que, já em agosto, foi possível zerar os feitos com mais de 120 dias de paralisação (novo prazo fixado pela Corregedoria Nacional de Justiça para aferir morosidade judicial) e, ao final do período, não havia nenhum processo com mais de 92 dias sem movimentação. Em 25 de setembro, o Cartório não possuía nenhum processo paralisado há mais de 84 dias. Outro destaque foi a correção de cadastros de mais de 700 feitos no sistema, o saneamento de classes processuais e a manutenção do atendimento, bem como o cumprimento das audiências e a expedição de alvarás, que não sofreram qualquer prejuízo. Além disso, o acervo geral caiu de 45.054 para 44.439 processos, mesmo com a entrada de 2.466 novos feitos nesse período. Durante a execução do plano, foram praticados mais de 53 mil atos processuais pela equipe.
O maior festival popular do interior da Bahia Cultureira cresce e se consolida
A cada ano, a Cultureira mostra sua força e grandeza. Nesta edição, foram mais de 80 expositores e um público diverso que se reuniu para celebrar o que Ribeira do Pombal e região têm de melhor. O evento contou com mais de 700 artistas e uma programação intensa, com shows musicais de artistas locais, apresentações culturais e muita dança, transformando o espaço em um verdadeiro palco da diversidade. Reconhecida como o maior festival popular de cultura do interior da Bahia e já entre os maiores do estado, a Cultureira se consolida como um marco no calendário cultural. Um projeto abraçado tanto por pequenos quanto grandes comerciantes, que enxergam no evento uma oportunidade de movimentar a economia e dar visibilidade ao que o povo pombalense produz. Mais do que um festival, a Cultureira é um espaço de encontro. Tem gente que vai para comprar, outros para comer, muitos para curtir os shows e apresentações culturais. No fim, todos saem com a certeza de que a cidade respira e valoriza sua cultura. A Cultureira é o maior palco da cultura do povo pombalense.
Projeto Neonatologia Itinerante chega a Poções e capacita profissionais da Santa Casa de Misericórdia
Na última semana, o Projeto CHVC Extra Muros: Neonatologia Itinerante esteve em Poções, localizada a 68,5 km de Vitória da Conquista, para sua segunda edição. A ação foi realizada a pedido da Secretaria Municipal de Saúde e aconteceu na Santa Casa de Misericórdia São Lucas, reunindo profissionais da rede local para um dia inteiro de aprendizado. A capacitação foi dividida em dois momentos. Pela manhã, a coordenadora da UTI Neonatal do CHVC, a pediatra intensivista Fernanda Modesto Habib, conduziu a parte teórica, abordando temas fundamentais como a importância do treinamento em reanimação neonatal, a relevância do “Minuto Ouro” para a sobrevivência e saúde do recém-nascido, o valor do colostro nos primeiros momentos de vida e os cuidados essenciais durante o transporte neonatal. De acordo com Fernanda Habib, apesar dos avanços, a mortalidade neonatal ainda é um desafio no Brasil. “Apesar de ter diminuído nos últimos anos, a mortalidade neonatal ainda coloca o país atrás dos países desenvolvidos. Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que a mortalidade infantil na América Latina e Caribe segue uma tendência de queda, mas o ritmo ainda não é suficiente para alcançar os índices dos países desenvolvidos antes de 2043”, destacou. Diante desse cenário, a motivação do projeto é contribuir para a redução desses índices no sudoeste baiano, mostrando que, além dos cuidados imediatos após o nascimento, o transporte neonatal adequado é crucial para garantir bons resultados a curto e longo prazo. Todos esses aspectos foram explicados e praticados durante a capacitação. No período da tarde, foi a vez do treinamento prático, que contou com a contribuição direta da própria Fernanda Habib, ao lado da enfermeira intensivista Alda Nery e do fisioterapeuta Tiago Viana, ambos da UTI Neonatal do CHVC. Entre os conteúdos, ganharam destaque a higienização correta das mãos, a confecção artesanal de baixo custo do CPAP (Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas) e o manuseio do balão autoinflável, conhecido como Ambu, utilizado em situações de suporte ventilatório. A equipe do CHVC foi recebida com entusiasmo, e a participação foi expressiva, contando com enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. Para todos, foi uma oportunidade valiosa de aprendizado e troca de experiências que certamente refletirá em melhorias no cuidado aos recém-nascidos da região. Com a segunda edição realizada em Poções, o Projeto Neonatologia Itinerante segue firme em seu propósito de fortalecer a rede de atenção neonatal no sudoeste baiano, levando conhecimento, capacitação e esperança de melhores resultados na assistência ao recém-nascido. Ascom do Hospital de Vitória da Conquista HGVC\neonatologista
Criança é socorrida após ficar com o dedo preso em vasilha metálica em Bom Jesus da Lapa
Uma criança foi socorrida por bombeiros do 20º BBM em Bom Jesus da Lapa após ficar com o dedo preso em uma vasilha metálica. O atendimento ocorreu em uma instituição do bairro Beira Rio, em Bom Jesus da Lapa após acionamento do Cicom. Ao chegar ao local, a equipe avaliou a situação e utilizou o método mais adequado para liberar o dedo da vítima. Equipamentos normalmente usados na retirada de anéis, ocorrência comum nos chamados, foram empregados na ação. O dedo estava preso em um orifício no fundo da vasilha e foi liberado instantes após a chegada dos bombeiros. A criança não precisou ser encaminhada para atendimento médico e permaneceu sob os cuidados dos responsáveis
Deputada Fátima Nunes participa da abertura do outubro Rosa em Salvador
A deputada Fátima Nunes (PT-BA), vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), esteve, na manhã desta quarta-feira (1º), na abertura da campanha de rastreamento do câncer de mama Outubro Rosa, realizada na Arena Fonte Nova, em Salvador. Com objetivo de intensificar a detecção precoce da doença, prevenindo e tratando os casos já identificados, a Secretaria estadual de Saúde (SESAB) vai ofertar 40 mil mamografias, que serão realizadas ao longo do mês, para mulheres de 40 a 69 anos, público considerado prioritário na detecção precoce da doença. “Mulher, não perca essa oportunidade de fazer exames preventivos. No mês de outubro, serão 30 dias de atenção, mas devemos ficar atentas em todos os outros dias do ano. Saúde em primeiro lugar. Por isso, agende seu atendimento no site ba.gov.br e busca orientação, cuidado, evitando as consequências causadas pela doença”, declarou Fátima Nunes. Para agendar os exames é preciso realizar o cadastro no site ba.gov.br. As vagas serão disponibilizadas gradativamente. Em Salvador, os exames serão realizados em carretas que têm a capacidade de realizar até 154 procedimentos por dia. As unidades móveis ficarão nos bairros: Nazaré, Cabula, Pau da Lima, Bonfim, Caixa D’Água, São Cristóvão, Piatã, Ondina, Brotas, Cajazeiras, Itacaranha, Centro Administrativo da Bahia (CAB), São Tomé de Paripe, Caminho das Árvores. O calendário completo está disponível no site www.saude.ba.gov.br.
Mutuípe Folia 2025 vai agitar os 99 anos de emancipação política
A Prefeitura de Mutuípe vai realizar a tradicional micareta em 2025. Até o momento, não houve divulgação oficial da grade, mas apuração feita pelo Mídia Bahia indica que a festa terá, pelo menos, dois dias de programação: 11 e 12 de outubro. A primeira atração que deve ser confirmada é EdCity, que retornou à banda Fantasmão. O grupo se apresenta no sábado (11). A Mutuípe Folia 2025 pode contar ainda com Robyssão e Dan Valente. Este último esteve recentemente na festa da Independência, no 7 de Setembro. Já Robyssão foi a atração escolhida pelo prefeito eleito em 2024 para a festa da vitória, que acabou se transformando em uma espécie de micareta, já que a gestão da época havia cancelado o evento oficial. A Mutuípe Folia marcará a celebração dos 99 anos de emancipação política do município e será realizada com apoio da Sufotur e do Governo do Estado da Bahia.


