A Serasa realiza nesta terça (9) uma ação emergencial para renegociação de dívidas, com descontos que podem chegar a 99%. Segundo os Correios, que participam da iniciativa, cerca de 10 milhões de débitos poderão ser negociados em mais de 6 mil agências em todo o país, além dos canais digitais da plataforma Serasa Limpa Nome. “Essa é uma ação inédita que reúne várias empresas e o maior volume de ofertas com 99% de desconto da história da plataforma”, informou a estatal em nota. Mais de 2,3 milhões de brasileiros podem ser beneficiados. O mutirão reúne cerca de 1,6 mil credores, incluindo grandes bancos, varejistas, financeiras, concessionárias de serviços básicos (como água, luz e gás) e securitizadoras. Entre janeiro e julho deste ano, a Serasa registrou recorde de negociações com descontos máximos: foram 672 mil acordos fechados com abatimento de 99%, alta de 7,9% em relação ao mesmo período de 2024. De acordo com o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, o atendimento presencial nas agências é uma forma de “resolver de forma rápida e segura as pendências e assim alcançar mais tranquilidade financeira”. A negociação pode ser feita nos Correios mediante taxa de R$ 4,60 por acordo realizado e de R$ 3,30 para reimpressão da 2ª via de boletos. Também é possível participar pelos canais digitais da Serasa: Site: serasalimpanome.com.br App Serasa (Google Play e App Store)
Ancelotti confirma Seleção pronta para duelo contra a Bolívia
O técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, adiantou na manhã desta segunda (8) que a Amarelinha terá mudanças para o duelo com a Bolívia, em entrevista coletiva concedida na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Ele não divulgou a escalação, mas explicou que pensa em alterar alguns atletas e o estilo de jogo para enfrentar os donos da casa às 20h30 desta terça-feira (9), na cidade de El Alto, a mais de quatro mil metros de altitude. “A ideia que tenho é mudar um pouco. Estamos avaliando o cansaço dos jogadores, temos que considerar que há um componente que temos que avaliar, e isso pode mudar a estratégia do jogo, obviamente. Estou buscando informações com jogadores que já atuaram nessas condições, não tenho muita experiência. A Seleção, porém, já jogou muitas vezes lá e tem experiência. A ideia que temos é mudar um pouco estratégia e também jogadores.” Diante dos bolivianos, o treinador comandará o Brasil pela quarta vez e tem utilizado esta Data FIFA para conhecer novos jogadores. Elogiou, por exemplo, as atuações de Douglas Santos e Luiz Henrique, que foram importantes para a vitória sobre o Chile na última quinta-feira (4), no Maracanã. “O bom desta data é que conheci novos jogadores. Gostei disso, porque os novos ajudaram a equipe. Não conhecia Douglas Santos, que fez uma boa partida, gostei do Luiz Henrique. O objetivo também era conhecer jogadores. (…) O que mais gostei nestes três jogos que fizemos foi a atitude da equipe. Isso é uma base muito importante para o futuro desta Seleção.”
Advocacia do Senado pede prisão preventiva de Ciro Gomes
A Advocacia do Senado pediu no início deste mês a prisão preventiva do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) por ofender, atacar e perseguir a ex-senadora e prefeita de Crateús (CE), Janaína Farias (PT). O pedido consta de uma ação da Justiça Eleitoral do Ceará na qual Ciro é réu por violência política de gênero contra Janaína. O juiz responsável pelo caso ainda não analisou a solicitação feita em dois documentos protocolados nos dias 1º e 4 de setembro. A ação apura possíveis delitos em falas do ex-governador Ciro Gomes contra a Atual prefeita da cidade de Crateus. As brigas começaram em abril do ano passado, após Janaína ter se tornado senadora na vaga de Camilo Santana atual ministro da Educação.
Projeto “Música Cura” chega ao Hospital Metropolitano e emociona pacientes, acompanhantes e colaboradores
O Hospital Metropolitano, unidade do Governo do Estado com atendimento 100% SUS, sob gestão da Santa Casa Ruy Barbosa, recebeu o Projeto Música Cura. A iniciativa, criada pelo cantor Buja Ferreira e pelos percussionistas Anderson Capacete e Luciano Santana, da banda Timbalada, percorreu recepção, enfermarias e UTIs da unidade e já passou por diversos hospitais da Bahia. Para Buja, a experiência é transformadora: “O “Música Cura” leva alegria através da música. Nós temos essa missão aqui na Terra e a cada amanhecer eu sou grato a Deus por ter me dado essa missão. Em cada lugar que a gente chega, recebemos sorrisos, uma alegria espontânea, as pessoas começam a se levantar, a se movimentar, e a música cura pra eles e pra mim. Eu saio renovado, purificado, cheio de amor, paz, luz e energia. Música cura!”, afirmou o cantor. O impacto da apresentação foi sentido também pela equipe assistencial. Para a técnica de enfermagem Daiane Castro, o projeto trouxe um momento único para nós. Vi pacientes dançando, sorrindo e até se emocionando, transformando a angústia em esperança de recuperação. Foi lindo ver os pacientes alegres e felizes. Me sinto privilegiada em trabalhar em uma unidade que tem esse tipo de ação”, destacou.
Operação “Provérbios 7” prende suspeitos de tortura e outros crimes em Barreiras e Buritirama
Três homens foram presos nesta segunda-feira (8), durante a Operação “Provérbios 7” da Polícia Civil da Bahia. As detenções ocorreram nos municípios de Buritirama e Barreiras, região Oeste, e resultaram do cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. O grupo é investigado por tortura, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo. Dois dos suspeitos foram localizados no bairro Buritis, em Barreiras, enquanto o terceiro foi preso no centro de Buritirama. As investigações apontam que o homem detido em Buritirama teria sido o mentor do crime e responsável por articular as ações dos demais. Todos os três participaram diretamente da prática criminosa. O grupo é apontado como autor de um crime de tortura mediante sequestro ocorrido em 2024, no município de Buritirama. A vítima, que havia acabado de completar 18 anos, teria se envolvido com a esposa do mentor do crime. Conforme apurado, os suspeitos sequestraram o jovem na porta de uma escola, o torturaram e gravaram vídeos das agressões, que foram divulgados em redes sociais. Além da acusação de tortura, parte do grupo também é investigada por envolvimento em homicídios ocorridos na região. A operação foi conduzida por equipes da 24ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Bom Jesus da Lapa), por meio do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI), e da Delegacia Territorial de Buritirama, em conjunto com a 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Barreiras), através da Delegacia de Homicídios local.
Secretário afirma que equipamentos de Salvador são seguros
Pablo Souza, secretário de Mobilidade da Prefeitura de Salvador. explicou que a cidade mantém um programa de inspeções mensais feitas por funcionários da própria prefeitura que contam com grande experiência na avaliação dos equipamentos. Caso surja alguma falha são acionadas as empresas de manutenção contratadas pela gestão municipal. Ao final de cada ano, um relatório mais amplo direciona a necessidade de obras ou intervenções mais complexas. Neste momento, por exemplo, o elevador do Pilar passa por uma grande reforma.Pablo lembra que o Elevador Lacerda foi recentemente renovado, com uma completa atualização de equipamentos, tornando-se um dos elevadores mais modernos e atuais do mundo, assim como o Elevador do Taboão, criado em 1896, mas inteiramente remodelado em 2019. Sobre projetos de novos equipamentos, o secretário explicou que no momento a capital está construindo um teleférico urbano, entre Praia Grande e Mané Dendé, permitindo a a conexão com o futuro VLT do Subúrbio e o metro de Salvador.Cidade de Salvador, contam com equipamentos que realiza subida e descida sotepolitanos e turistas: Elevador Lacerda, Plano Inclinado Gonçalves, Plano Inclinado Pilar, Plano Inclinado Liberdade-Calçada e Elevador do Taboão.
Luto na MPB morre Ângela Ro Ro aos 75 anos
Cantora e compositora Ângela Ro Ro morreu nesta segunda (8), no Rio de Janeiro, aos 75 anos. Internada desde julho no Hospital Silvestre, no Cosme Velho, após uma traqueostomia em razão de uma infecção pulmonar, ela sofreu uma parada cardíaca depois de um procedimento cirúrgico. A morte foi confirmada por Laninha Braga, ex-namorada que cuidava da artista, e pelo produtor Paulinho Lima, amigo próximo. Com voz rouca inconfundível e carreira marcada por intensidade e autenticidade, Ângela foi um dos nomes mais originais da música brasileira desde o fim dos anos 1970. Nos últimos anos, enfrentava dificuldades financeiras e de saúde. Em uma de suas últimas manifestações públicas, chegou a pedir ajuda nas redes sociais: “Sem perspectiva de alta ou cura para trabalhar, humildemente peço ajuda a vocês.” Na década de 1980, consolidou-se como uma das vozes mais potentes da MPB, com discos como Só nos resta viver (1980), Escândalo! (1981), com a faixa homônima de Caetano Veloso, e A vida é mesmo assim (1984). Após um período de afastamento e problemas com dependência química, reinventou-se nos anos 2000. Ao perder peso, abandonar drogas e cigarro, lançou o álbum Acertei no milênio (2000), marcando uma nova fase. Seguiram-se trabalhos como Compasso (2006) e Feliz da vida! (2013), além de homenagens, como o tributo Coitadinha bem feito (2013), no qual artistas reinterpretaram suas canções. Seu último disco, Selvagem, saiu em 2017.
CPMI do INSS ouve na segunda ex-ministro da Previdência Carlos Lupi
A CPMI do INSS ouve na próxima segunda (8) o ex-ministro da Previdência Social Carlos Lupi. A reunião está marcada para as 16h. Lupi comandou a pasta entre janeiro de 2023 e maio de 2025. O convite ao ex-ministro foi proposto pelo relator da comissão parlamentar mista de inquérito, deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL). Segundo o parlamentar, o ex-ministro “detém informações imprescindíveis” para esclarecer quais medidas foram adotadas para evitar o desconto ilegal nos benefícios de aposentados. Essa CPMI, comissão que investiga fraudes a aposentados e pensionistas no âmbito do INSS, é presidida pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG). Fonte: Agência Senado
Gustavo Carmo anuncia R$ 10,5 milhões em obras de infraestrutura para Alagoinhas
A Prefeitura de Alagoinhas vai investir mais R$ 10,5 milhões em obras de infraestrutura. O anúncio foi feito pelo prefeito Gustavo Carmo, nesta segunda-feira, 8. Segundo o gestor municipal, os recursos são provenientes de emendas parlamentares. R$ 2 milhões serão investidos na aquisição de uma estrutura própria de produção de asfalto para o município, o que vai potencializar as intervenções na cidade. Os outros R$ 8,5 milhões serão destinados a obras de infraestrutura nas localidades do Thompson Flores, Inácio Bastos, Parque São Cristóvão e Nova República. “Para essas obras, teremos R$ 4 milhões do senador Ângelo Coronel; R$ 2 milhões do senador Otto Alencar; R$ 3 milhões do deputado federal João Bacelar; R$ 1 milhão do deputado federal Joseildo Ramos e R$ 500 mil do deputado federal Otto Filho, que já havia colocado outros R$ 500 mil para serviços de manutenção da cidade. Agradecemos a todos os parlamentares pelo apoio a Alagoinhas”, elencou Gustavo. O prefeito também destacou que outras intervenções estão sendo planejadas. “Estamos em estágio avançado de captação de recursos para projetos de infraestrutura na Baixa da Areia, Parque Inema e Parque Maíra. O que eu peço a você, cidadão, é que nos dê tempo, pois nós vamos fazer a transformação da sua comunidade. Acredite, Alagoinhas”, clamou Gustavo Carmo.
Câmara municipal celebra Iniciativa Negra 10 anos com sessão especial
A Câmara Municipal de Salvador realizou uma sessão especial em comemoração aos 10 anos da organização Iniciativa Negra, presidida pela vereadora Marta Rodrigues (PT). A celebração contou com intervenções artísticas e importantes debates, conduzidos pelos mestres de cerimônia Má Reputação e Lucas de Matos. “A sessão foi de tamanha importância pra Casa, e enriquece ainda mais esse Legislativo, com a Iniciativa Negra ocupando esse espaço com a luta contra o racismo estrutural, o encarceramento em massa e o genocídio da juventude negra. Ao marcarmos os 10 anos da Iniciativa na casa do povo de Salvador, reafirmamos nosso compromisso com políticas públicas antirracistas e com a construção de um futuro no qual a juventude negra possa existir plenamente”, pontuou Marta Rodrigues. Segundo a vereadora, a política pode e deve ser instrumento de emancipação. “É isso que a Iniciativa faz ao produzir conhecimento, ciência e propostas concretas para uma nova política sobre drogas”, destacou. O evento marcou a trajetória da organização e trouxe uma programação intensa que uniu arte, música, dança e painéis com a presença de artistas como o coletivo Afrobapho e o ator Leno Sacramento, do Bando de Teatro Olodum. Fundada em 2015, a Iniciativa Negra é reconhecida nacionalmente como a primeira organização negra do país a assumir o compromisso de debater e propor soluções para a reforma da política de drogas a partir de uma perspectiva racial, fortalecendo a democracia e o combate ao racismo estrutural no Brasil. Para Dudu Ribeiro, cofundador da Iniciativa Negra, um dos grandes legados da instituição nesse período “é sair do campo da denúncia que nós iniciamos a partir disso, da voz, da visibilidade, da nitidez para o tema da política sobre drogas e seu impacto desproporcional na população negra.” A cofundadora Nathália Oliveira também destacou uma das maiores conquistas da organização. “Acho que a primeira coisa, indiscutível, é a racialização do debate de política de drogas e direitos humanos no Brasil. Isso é uma conquista que nós começamos a provocar, não conseguimos sozinhos, nós conseguimos coletivamente, mas foi uma provocação que nós jogamos para expressar o movimento negro brasileiro e para toda a sociedade”, afirmou. O encontro, que reafirmou a relevância da Iniciativa Negra como um espaço de articulação política e cultural, contou ainda com a presença do vereador Hamilton Assis (PSOL); da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB); a representante das Mães de Maio Nordeste, Rute Fiuza; da Odara – Instituto da Mulher Negra, Bianca Souza; do Que Ladeira é Essa?, Nilma Santos; da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, Luana Malheiro; do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, Pablo Nunes; do Quilombo Bananeira, Clara Lopes Cabral e da coordenadora do Movimento Negro Unificado, Samira Soares.


