O lateral-direito do Bahia, Santiago Arias, teve atuação decisiva na vitória da Colômbia por 3 a 0 sobre a Bolívia, na noite de quinta-feira (4), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O jogador foi titular e deu a assistência para o gol que abriu o placar, marcado por James Rodríguez. Com o triunfo, a seleção colombiana assegurou vaga direta no Mundial de 2026. Contratado pelo Bahia em 2024, Arias soma 61 partidas com a camisa tricolor, com dois gols e quatro assistências. Experiente, o lateral já disputou 63 jogos pela seleção colombiana e esteve presente em duas Copas do Mundo.
Conder promove inclusão da mulher na construção civil
Embora venha crescendo nos últimos anos, a participação feminina na construção civil ainda é muito incipiente. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 20,2% das novas vagas formais do setor em 2023 foram ocupadas por mulheres. No entanto, elas representam apenas 10% da força total de trabalho formalizado na área, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Diante desse cenário, a Conder vem adotando iniciativas para incentivar a contratação e ampliar a presença feminina em suas obras. Uma delas é o projeto “Construa com Elas”, que terá sua primeira turma iniciada na próxima segunda-feira (8). A aula inaugural será na sede do Conselho Comunitário dos Moradores da Vila Ruy Barbosa, em Salvador, às 13h30, e contará com a presença do presidente da Conder, José Trindade. Voltado para mulheres residentes nas áreas de abrangência das obras de macrodrenagem da Cidade Baixa, o curso oferece formação técnica em fundamentos da construção civil, segurança do trabalho, arquitetura e engenharia. “Queremos fortalecer a autoestima das mulheres e criar oportunidades reais de geração de renda. Por isso, a formação inclui também temáticas como educação social, direitos humanos, feminismo e diversidade”, destacou Trindade. Ao todo, 20 mulheres integram a primeira turma, que terá prioridade nas próximas capacitações, a exemplo do curso de “Fundamentos de Pintura na Construção Civil para Mulheres”. A trajetória de pioneiras como Marlene Brito, que trabalha nas obras de ampliação da Escola de Tempo Integral Barros Barreto, ajuda a ilustrar os avanços do setor e motivar as participantes do curso. “Quando eu comecei a trabalhar nessa área, há mais de 20 anos, não tinha nem banheiro específico para mulheres nos canteiros, ou um local para trocarmos de roupa. Foi uma conquista a cada dia, mas conversando tudo dá certo. O principal é o respeito”, avaliou Marlene, que atua na área de acabamento de pisos, revestimentos e aplicação de rejuntes. Marlene contou ainda que se prepara para fazer o curso de engenharia. O “Construa com Elas” integra o Projeto de Trabalho Social (PTS) da Conder, que também prevê cursos e oficinas voltados a outros públicos nas áreas de alimentação, meio ambiente, saúde e bem-estar. Todas essas atividades reforçam o papel social das obras públicas como vetores de transformação coletiva, empoderamento e fortalecimento dos territórios. Serviço: Aula inaugural do curso “Construa com Elas”Data: 08 de setembro – segunda-feiraHorário: 13h30Local: Conselho Comunitário dos Moradores da Vila Ruy Barbosa Rua Anísio Gonçalves, s/n, próximo ao Campo do Marisco e da Igreja Católica São Jorge ,Vila Ruy Barbosa, Salvador.
Heleno se distanciou de Bolsonaro e não sabia de golpe, diz advogado
A defesa do general Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), procurou demonstrar, nesta quarta-feira (3), que seu cliente teria se distanciado do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que, ao fim do mandato presidencial, o general mal se reunia com o mandatário. Por esse motivo, nunca conversou com Bolsonaro sobre qualquer tentativa de golpe. “Quando o presidente Bolsonaro se aproxima dos partidos do Centrão e tem sua filiação ao PL, inicia-se sim um afastamento da cúpula do poder”, disse o advogado Matheus Milanez, que representa Heleno, em sustentação oral durante o julgamento do caso. Nesta quarta, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) dá continuidade ao julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados por uma trama golpista com o intento de reverter o resultado das eleições de 2022. A defesa do general Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), procurou demonstrar, nesta quarta-feira (3), que seu cliente teria se distanciado do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que, ao fim do mandato presidencial, o general mal se reunia com o mandatário. Por esse motivo, nunca conversou com Bolsonaro sobre qualquer tentativa de golpe. “Quando o presidente Bolsonaro se aproxima dos partidos do Centrão e tem sua filiação ao PL, inicia-se sim um afastamento da cúpula do poder”, disse o advogado Matheus Milanez, que representa Heleno, em sustentação oral durante o julgamento do caso. Nesta quarta, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) dá continuidade ao julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados por uma trama golpista com o intento de reverter o resultado das eleições de 2022. atheus Milanez cita, por exemplo, uma fala do general em que ele diz ser “necessário fazer alguma coisa antes das eleições”, durante uma reunião ministerial com Bolsonaro. Segundo a defesa, a frase teria, na verdade, conotação legalista e não golpista. “O que o general Heleno está trazendo aqui são falas até certo ponto republicanas: após as eleições não tem discussão, quem ganha a maioria dos votos leva”, observou o advogado. Segundo o defensor, o que o militar quis dizer foi que “não existe tentar fazer alguma coisa depois do resultado das urnas”. O advogado destacou que não foi anexado aos autos do processo nenhum diálogo de Heleno com algum outro interlocutor da trama sobre o planejamento ou execução do golpe. A maior prova do envolvimento de Heleno seria uma agenda particular, cujas anotações não eram compartilhadas com ninguém.
Idoso é preso suspeito de estuprar vizinha de 4 anos enquanto ensinava ela andar de bicicleta na Bahia
Um idoso de 66 anos foi preso suspeito de estuprar uma criança de 4 anos, na cidade de Barra da choça, no sudoeste da Bahia. Conforme investigação da Polícia civil, o abuso ocorreu quando suspeito ficou sozinho com a vítima, que é vizinha dele, em uma área de mata, sob a justificativa de ensiná-la a andar de bicicleta. A prisão do idoso, que não teve o nome revelado, aconteceu na quinta-feira (4), no povoado do Mucambo. O crime é investigado na Delegacia Territorial (DT) de Barra do Choça, onde ele está à disposição da Justiça.
Covid-19 não desapareceu e casos continuam ocorrendo, alerta médico
O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alberto Chebabo, alertou nesta sexta-feira (5) que casos de covi-19 no Brasil continuam ocorrendo. “Obviamente não com o mesmo impacto do período da pandemia, mas ela não desapareceu. No momento, vivemos um aumento de casos em várias cidades brasileiras”, disse em uma das mesas da 27ª Jornada Nacional de Imunizações, na capital paulista. Com o monte vacinando gerações: um compromisso de todos, o evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), contou com 90 atividades e palestrantes brasileiros e estrangeiros. Segundo Chebabo, no momento a covid-19 atinge populações muito específicas, principalmente crianças abaixo de 2 anos de idade, que não foram expostas ao vírus e que, se não forem vacinadas, serão impactadas de forma semelhante ao que ocorreu na pandemia, aumentando o risco de complicação e de internação hospitalar. “Hoje, dois terços das crianças internam. Em 2024, por exemplo, foram 82 óbitos de crianças. É um número bastante expressivo, considerando que são crianças acometidas por uma doença que é imune e prevenível por vacina”, alertou. Os idosos acima de 60 anos de idade também são uma população sensível aos riscos da covid-19, já que com o próprio envelhecimento do sistema imune, o organismo perde a capacidade de resposta e de proteção. “Essa população é a de mais risco de complicações e óbito. A maior parte dos óbitos acontece na população dos mais idosos. As gestantes também estão no grupo dos mais suscetíveis e sua vacinação é importante porque também protege a criança até que ela tenha a idade para conseguir ser revacinada”, explicou. Chebabo ressaltou que para a maioria da população, a covid-19 é uma doença viral como as outras doenças virais que existem em circulação, e que nos quadros leves não faz diferença. Ele recomendou, como medida de saúde pública, testar a todos. “Como estratégia de saúde pública, com os recursos financeiros que temos, talvez ela não seja importante para a maioria da população, mas para alguns grupos é fundamental. Então, para os idosos, para os imunossuprimidos, para reduzir o risco de complicações, internação hospitalar e morte, a testagem é fundamental”, defendeu. No caso dos grupos que já foram vacinados e têm menor risco de complicações, Chebabo recomenda como medida individual, caso a pessoa queira, fazer o teste na farmácia ou no laboratório. A ação vale para avaliar uma possível associação em caso de complicações futuras, facilitando o entendimento do quadro de saúde.
Suspeito de integrar grupo criminoso investigado por furto de gado é preso em Terra Nova
Um homem de 45 anos foi preso em cumprimento de mandado pelo crime de furto de gado, na tarde de quinta-feira (4), na localidade de Caipe, no município de Terra Nova. O crime ocorreu na Fazenda Santa Maria, na zona rural do município de Teodoro Sampaio, na madrugada do dia 6 de novembro do ano passado, quando 10 bois anelorados foram subtraídos por um trio de homens. Dois outros envolvidos na prática criminosa já haviam sido presos em mandados cumpridos por equipes das Delegacias Territoriais (DTs) de Teodoro Sampaio e Terra Nova, em dezembro de 2024. Um deles foi liberado após a expedição de alvará de soltura, em abril deste ano. O suspeito localizado ontem também é investigado por tráfico de drogas nos municípios citados. Com esta prisão, o caso é considerado elucidado pela DT do município onde ocorreu o crime. O homem passou por exames de corpo de delito e permanece custodiado, à disposição do Poder Judiciário.
Supeito é investigado por furtos de joias em condomínios de Feira de Santana é preso em Aracaju
Um homem foi preso durante o cumprimento de mandado de prisão preventiva pelo crime de furto qualificado, na cidade de Aracaju. O suspeito era investigado pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana por praticar furtos em residências e condomínios da cidade. O pedido de prisão preventiva foi representado pela DRFR no mês de julho, após o investigado ter sido localizado e conduzido à unidade, onde confessou a prática de diversos furtos no bairro SIM, subtraindo relógios, joias e dólares, com prejuízo estimado em R$ 1 milhão. O suspeito declarou ter vendido os bens furtados por aproximadamente R$ 200 mil em Aracaju. A unidade policial solicitou a prisão preventiva, deferida pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Feira de Santana. Antes do cumprimento do mandado, o investigado fugiu para a capital sergipana, onde continuou a praticar delitos semelhantes, conforme apurado pela Polícia Civil de Sergipe. As diligências continuam em Aracaju para identificar possíveis receptadores dos produtos furtados. O suspeito será encaminhado a Feira de Santana, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
TEL abre 100 vagas para Jovem Aprendiz em Salvador
A TEL Centro de Contatos está com vagas abertas para o cargo de Operador de Telemarketing Jovem Aprendiz, em Salvador. Inicialmente, serão preenchidas 100 vagas. Podem se candidatar jovens entre 18 e 21 anos, com Ensino Médio completo e que não estejam matriculados no Ensino Superior. A empresa oferece vale-alimentação, vale-transporte, plano odontológico e plano de saúde. Os interessados podem se inscrever pelo link: https://tel.pandape.infojobs.com.br/Detail?id=2437126. Sobre a TEL Centro de Contatos Com mais de 35 anos de atuação no Brasil, a TEL Centro de Contatos é uma das maiores empresas de gestão em relacionamento com o cliente do país. Conta com mais de 15 mil colaboradores e integra o ranking das 50 maiores empregadoras nacionais, atendendo grandes empresas de setores como telecomunicações, finanças, educação, órgãos públicos e companhias aéreas.
Loja do grupo Carrefour é processada por assédio sexual no sul da Bahia
A falta de protocolo para o enfrentamento de um possível caso de assédio sexual dentro de uma unidade na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, fez com que o grupo Carrefour fosse processado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Além do fato mais grave, outras situações de assédio foram identificadas e documentadas. A ação, que segue em segredo de justiça, corre na 3ª Vara do Trabalho de Itabuna. Em nota à imprensa, o MPT relata que “foram meses de assédio, situações constrangedoras e a falta de um enfrentamento efetivo do problema por parte da empresa. Ao final, a varejista, que tem lojas por todo o país, apenas demitiu o empregado apontado como assediador, sem acolher as vítimas ou adotar qualquer outra medida de proteção contra novo casos.” O MPT investigou o caso em inquérito instaurado em sua unidade do município de Itabuna e apresentou as provas colhidas para a empresa, que se negou a assinar um termo de juste de conduta, obrigando a procuradora Carolina Novais a ingressar na última quarta-feira (4) com uma ação civil pública por assédio sexual no ambiente de trabalho. Além disso, o Ministério Público pede que a empresa seja condenada a implementar um programa de prevenção e combate ao assédio sexual no ambiente de trabalho de amplitude nacional para todas as unidades no país. A ação também pede que o Carrefour seja condenado a pagar indenização por danos morais coletivos no valor de R$20 milhões. Sigilo Ao dar entrada na ação, o MPT solicitou sigilo do processo com o objetivo de proteger as vítimas e demais pessoas que prestaram depoimentos. Também optou por divulgar o caso sem dar detalhes e os locais do assédio. A ação se baseia em uma série de casos de assédio sexual, principalmente envolvendo um gerente. Os assédios incluíam comentários sobre o corpo das funcionárias, ofertas de vantagens em troca de favores sexuais, toques inadequados, perseguição dentro da loja e assédio por meio de mensagens e áudios nas redes sociais. Há relatos de que esse empregado assediava também funcionários do sexo masculino, inclusive usando palavras de baixo calão e tocando em suas partes íntimas. Os depoimentos foram colhidos no inquérito aberto pelo MPT no ano passado. Segundo a procuradora Carolina Novais, responsável pelo ajuizamento da ação, “a varejista não adotou medidas para prevenir e combater o assédio sexual no ambiente de trabalho. A empresa foi notificada para assinar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), mas não demonstrou interesse em corrigir suas práticas ilegais. A diretoria, ciente das denúncias, buscou silenciar as vítimas e, após a demissão do assediador, passou a persegui-las e puni-las”, informou. Há relatos colhidos no inquérito de que a empresa não realizava treinamentos adequados sobre assédio sexual e não possuía um canal de denúncia eficaz, além de proibir relacionamentos afetivos entre os empregados. O grupo Carrefour foi procurado pelo Toda Bahia para prestar esclarecimento sobre o caso. O espaço segue aberto.
Aiba e Unicorp TJBA realizarão o Congresso Agrolex no dia (26)
Para promover a integração entre os setores do Agronegócio e do Judiciário, com foco na inovação, segurança jurídica e sustentabilidade das atividades no campo, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em parceria com a Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp – TJBA), realizará no próximo dia (26), em Luís Eduardo Magalhães, o Congresso Agrolex 2025. O evento reunirá autoridades, especialistas e produtores em torno de debates estratégicos sobre o futuro do agronegócio no Matopiba. As vagas para o Congresso Agrolex 2025 são limitadas e as inscrições podem ser realizadas de forma virtual, por meio do link https://www.tjba.jus.br/unicorp/siec/ A programação será realizada no auditório da Aiba, localizado no Complexo da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, e reunirá especialistas do setor jurídico, produtores rurais, magistrados, advogados, estudantes, representantes de entidades de classe, órgãos governamentais e instituições financeiras. “A proposta do Agrolex é aproximar o campo do Judiciário e das instituições que influenciam diretamente o ambiente de negócios do agro. Precisamos de um território juridicamente seguro para continuar produzindo com responsabilidade e gerar desenvolvimento para toda a Bahia”, destaca Moisés Schmidt, presidente da Aiba. Com uma agenda de discussões, painéis e palestras, o Agrolex trará à tona temáticas fundamentais para o desenvolvimento da região do Matopiba, com foco na segurança jurídica, inovação e sustentabilidade no campo.


