Grilagem S.A.’ cumpriu mandados na capital, Candeias e Camaçari; entre os alvos, estão dois empresários e quatro policiais Oito pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira, dia 4, durante a ‘Operação Grilagem S.A’, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia e Secretaria de Segurança Pública (SSP) em Salvador, Candeias e Camaçari. Elas são investigadas por operacionalizar rede criminosa especializada na apropriação indevida de terras urbanas e rurais (grilagem) e por outros crimes, como corrupção ativa e passiva. Também foram cumpridos onze mandados de busca e apreensão. Entre os presos estão quatro policiais que, segundo as investigações, utilizavam sua posição para facilitar as ações do grupo criminoso. Dois empresários foram alvos, um deles foi preso em flagrante. A ação é a terceira fase da ‘Operação Crickets’ e contou com a participação das equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do MPBA, da Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral (Force) da SSP, e das Corregedorias das Polícias Militar e Civil. Segundo as apurações conduzidas pelo Gaeco, a organização criminosa atuava de forma estruturada e meticulosa, dividindo suas atividades em cinco fases: identificação e invasão de terrenos, afugentamento de opositores, edificação de construções, falsificação de documentos e regularização da posse, e, por fim, a venda dos imóveis a terceiros de boa-fé. O grupo utilizava violência e ameaças para garantir o domínio das áreas invadidas, contando com o apoio de agentes de segurança pública. Denúncia A ‘Operação Grilagem S.A’ é um desdobramento de investigações do Gaeco iniciadas com a ‘Operação Crickets’, deflagrada em março de 2022. A atuação do MPBA contra o esquema de grilagem já resultou em denúncia criminal recebida pelo Tribunal de Justiça da Bahia. Na ação penal, que corre sob segredo de Justiça, o MPBA aponta envolvimento de agentes de segurança e de servidores públicos na regularização fraudulenta de terras invadidas, com manipulação de processos administrativos para garantir a impunidade do grupo criminoso.
Grave acidente com viatura da PM fere três policiais em Salvador
Na manhã desta quinta-feira, 4 de setembro de 2025, uma viatura da Polícia Militar da Bahia colidiu contra um poste na Avenida Gal Costa, nas proximidades da Estação Pituaçu. O veículo, pertencente ao Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (Bepe), transportava três policiais, dos quais dois foram encaminhados em estado grave e um teve apenas escoriações leves. As equipes do Corpo de Bombeiros, do Samu e o helicóptero doGrupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) foram acionados imediatamente e prestaram os primeiros atendimentos no local. Segundo o relato do major Hugo Marcel, comandante da 47ª Companhia Independente da PM, ainda não há informações sobre a causa do acidente. O episódio evidencia os riscos enfrentados pelos profissionais de segurança mesmo em deslocamentos urbanos e reforça a necessidade de apuração rigorosa e eventuais melhorias nas condições das vias.
Atacante do Flamengo diz ‘’Jamais cometi as infrações de que sou acusado”
Durante o julgamento no STJD desta quinta (4), o atleta Bruno Henrique optou por fazer uma breve declaração no que concerne a acusação em seu nome. No pronunciamento, o atleta do Flamengo reiterou a sua inocência e afirmou confiar na condução do julgamento pelo tribunal. “Gostaria de reafirmar a minha inocência na Justiça Desportiva. Jamais cometi as infrações que estou sendo acusado”, disse o jogador. Ele ressaltou que sua Defesa será conduzida pelos advogados e prestou respeito aos presentes na sessão. “Meus advogados estão aí e falarão por mim durante a defesa do processo. Faço questão de deixar meu respeito e total confiança nesse tribunal.” “Que seja um ótimo julgamento a todos e que tudo transcorra de forma leve e justa”, encerrou.
Brasil avança para semifinal do Mundial de vôlei feminino
O Brasil está nas semifinais do Campeonato Mundial de vôlei feminino. A vaga veio com uma vitória sobre a França por 3 sets a 0 (parciais de 27/25, 33/31 e 25/19), nesta quinta-feira (4) em Bangkok (Tailândia). O destaque da seleção brasileira no confronto foi a ponteira Júlia Bergmann, que somou 17 acertos. Na próxima etapa da competição a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães mede forças com a Itália. O confronto será disputado no próximo sábado (6) a partir das 9h30 (horário de Brasília). “Nós sabemos que é muito difícil chegar numa semifinal de Campeonato Mundial. Estou muito orgulhosa da equipe, que entrou em quadra com muita agressividade. A França fez um campeonato excepcional, e no jogo não desistiu em momento algum. Mas nós mostramos a mesma resiliência e a mesma capacidade de sair dos momentos difíceis. Para o jogo contra a Itália, precisamos que nosso saque funcione bem, e que bloqueio, defesa e contra-ataques sejam com muita confiança e agressividade”, declarou a capitã Gabi, que colaborou com 13 pontos marcados. Já Júlia Bergmann deixou claro que o Brasil chega pronto para enfrentar a Itália: “Queria primeiramente dar parabéns para o time da França, é impressionante o quanto elas evoluíram em tão pouco tempo. Estou muito feliz com a vitória, ganhamos de três a zero, mas foi muito disputado. Foram sets com parciais altas e lutamos por cada ponto. Estou muito orgulhosa por essa luta, e estamos preparadas para a semifinal contra a Itália”.
Vacinação antirrábica de cães e gatos segue em pontos fixos e visitas domiciliares
A Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos – fundamental na proteção dos animais e também importante para toda a comunidade –, prossegue nesta semana, com a imunização em pontos fixos e também com a estratégia casa a casa. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau), é voltada para animais a partir dos três meses de idade, independentemente do estado vacinal anterior. Desta segunda até a quinta-feira, 1º a 4 de setembro, das 8h às 16h, a imunização domiciliar será feita nos bairros Parque Verde I, Verdes Horizontes, Machadinho, Parque Satélite, Jardim Panorama (Gleba A) e Tancredo Neves (Phoc III). Nos pontos fixos, a vacinação acontece até sexta-feira (5), nos mesmos horários, nas unidades de Saúde da Família (USFs) Camaçari de Dentro, Gleba E e Gleba B. Para realizar o procedimento é necessário apresentar documento original do tutor com foto e cartão de vacina do animal, se houver. Tutores menores de idade devem levar o pet acompanhados de um responsável legal. Os objetivos da campanha são: evitar os casos de raiva humana oriundos da raiva de cães e gatos; e eliminar a circulação das variantes caninas do vírus rábico. Após a aplicação da vacina são necessários os seguintes cuidados com o animal, a exemplo de: não pressionar e evitar tocar o local de aplicação; não pegar o cão ou gato no colo toda hora; deixar o animal descansar e dormir; e oferecer água fresca e comida leve. Vale destacar que pets que estejam sendo vacinados pela primeira vez precisam tomar mais uma dose após 30 dias. Os demais animais devem ter a proteção reforçada de forma anual. A Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos, que teve início no dia 18 de agosto e segue até 30 de setembro, tem programação semanal e o cronograma está sendo divulgado periodicamente, ou seja, quando finalizada uma etapa, serão divulgados os bairros da semana seguinte.
Prefeito Bruno Reis apoia saída União Brasil do governo Lula
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), voltou a criticar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e defendeu a decisão de seu partido de deixar a base governista em Brasília. Durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (4), o gestor classificou a atual administração federal como “ineficiente, sem entregas e incapaz de pacificar o país”. “É um governo ineficiente, sem entregas, um governo muito pior que os passados, que só fez estimular o radicalismo, não teve capacidade de pacificar o país”, declarou o prefeito, ao comentar a decisão do União Brasil, que, em conjunto com o PP, oficializou a saída da base na última terça-feira (2). O movimento marca a criação da federação União Progressistas, que reúne União Brasil e PP, ambos descontentes com a condução do governo petista. A expectativa é que os ministros ligados aos partidos também deixem seus cargos em breve, reforçando o rompimento político em Brasília. Segundo Bruno Reis, a decisão não tem relação com um possível apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), hipótese levantada por parte da imprensa. Para o prefeito, o motivo principal do desembarque é a falta de espaço e de efetividade da atual gestão federal. “Eu poderia passar a manhã toda elencando os motivos que fizeram o União Progressistas sair do governo, que não estão associados a qualquer pauta que não seja essa. Essa é a narrativa que a imprensa quer vender, mas o que motivou a saída do União Brasil, de fato, foi justamente não ter uma oportunidade de contribuir e chegar à conclusão de que o governo em vigor é incapaz de promover mudanças”, disse.
Governador Jerônimo faz duras críticas a ACM Neto
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), realizou duras críticas ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), durante uma coletiva de imprensa nesta quinta (4). Jerônimo acusou o adversário de praticar “oportunismo político” ao ter utilizado a imagem do presidente Lula (PT) na eleição estadual de 2022, apesar de ter adotado um discurso de neutralidade. “Tem o oportunismo de prontidão, de plantão. Na eleição passada, o Lula servia para ele. É puro oportunismo utilizar o presidente Lula nas eleições passadas para angariar votos”, afirmou Jerônimo. Lula “mais forte”, diz Jerônimo Na coletiva, Jerônimo refutou as críticas e fez questão de elencar os investimentos do governo federal na Bahia. Para ele, as ações demonstram que o presidente Lula mantém força política e segue próximo à população baiana. “Eu espero que a Bahia possa reconhecer o que o Lula está fazendo com a Bahia: VLT, metrô, Minha Casa Minha Vida, sistema de água. Todos os dias praticamente tem anúncio, que eu faço em parceria com o governo federal”, destacou o governador. O petista também afirmou que Lula está “cada vez mais forte” e que a oposição tenta desqualificar o trabalho conjunto entre o governo estadual e federal. Jerônimo ainda rebateu as críticas da oposição ao PT e disse não compreender o discurso de “raiva ao partido”. Segundo ele, essa postura reflete, na verdade, uma visão preconceituosa contra políticas sociais e contra as camadas mais pobres da população. “O PT simboliza isso: cuidado com os pobres, o meio ambiente, a inclusão, as comunidades tradicionais e o combate à fome. Talvez não seja raiva ao PT, mas sim uma raiva de classe”, completou o governador.
Contribuintes de Alagoinhas já podem fazer o pagamento do IPTU Digital
Os contribuintes do município de Alagoinhas podem pagar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU 2025 – a partir desta quarta-feira, 3 de setembro. De forma pioneira no Nordeste, a Prefeitura disponibilizou uma multiplataforma digital que permite o pagamento via PIX com QR Code dinâmico, Débito Direto Autorizado (DDA) ou código de barras tradicional. Focada na comodidade do cidadão e na sustentabilidade com a redução na impressão de papéis, a iniciativa do IPTU Digital permite que o contribuinte realize os pagamentos no conforto de casa, sem a necessidade de estar com um boleto em mãos. As transações podem ser feitas em qualquer banco, carteira digital ou fintech. Denominada Bolepix DDA, a multiplataforma também permite a atualização automática de valores, com a aplicação de descontos, juros ou multas em tempo real, sem a necessidade de reemissão de guias vencidas. Além disso, os contribuintes podem optar por receber as guias diretamente por e-mail, o que reduz atrasos e facilita a organização das obrigações fiscais. Descontos Com a redução nos custos com impressão e distribuição dos boletos, a Prefeitura de Alagoinhas repassa o valor ao contribuinte em forma de descontos. Este ano, são 13% no pagamento do IPTU à vista, e 3% em até quatro parcelas. Os contribuintes que tiverem dificuldade para fazer o pagamento digital do IPTU podem procurar as equipes da Secretaria da Fazenda, no Centro Municipal de Atendimento ao Contribuinte (CMAC), localizado no Shopping Laguna (Rua Dr. Dantas Bião, 748, bairro Alagoinhas Velha).
Presidente de Comissão da CMS Ireuda Silva traz reflexões no Setembro Amarelo
A campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio, traz reflexões urgentes sobre um problema de saúde pública que tem crescido no Brasil, especialmente entre os jovens. Dados do Ministério da Saúde mostram que, entre 2016 e 2021, houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, alcançando 1,33 por 100 mil. A vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Municipal de Salvador, destacou a gravidade da situação e a importância de políticas públicas voltadas para a saúde mental. “Estamos falando de um fenômeno complexo, que atinge diferentes idades, gêneros e classes sociais. O suicídio é hoje a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, depois de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal. É fundamental que a sociedade trate esse tema com seriedade, sem preconceito e sem tabu”, afirmou. Segundo os números oficiais, as taxas de suicídio variam conforme gênero e contexto socioeconômico. No Brasil, 12,6 homens a cada 100 mil morrem por suicídio, contra 5,4 mulheres. “Esses dados mostram que precisamos de políticas específicas para diferentes públicos, considerando que homens e mulheres vivenciam realidades distintas. Também precisamos avançar em ações que alcancem os jovens, que têm sido duramente impactados por esse problema”, ressaltou Ireuda. A vereadora lembrou ainda que a prevenção depende de uma rede de apoio sólida, que envolve família, escola, igrejas, profissionais de saúde e o poder público. “O silêncio pode ser fatal. Precisamos criar espaços de escuta e acolhimento, fortalecer os serviços de saúde mental e combater o estigma que ainda existe em torno das doenças emocionais. O Setembro Amarelo é um chamado para todos nós”, concluiu.
Inscrições do Minha Casa Minha Vida Rural são prorrogadas na Bahia
O Governo da Bahia prorrogou, até o dia 3 de outubro de 2025, as inscrições para dois editais públicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), voltados à habitação rural. As chamadas contemplam a construção e a retomada de obras de moradias em comunidades quilombolas, indígenas, de fundo e fecho de pasto, de diferentes regiões do estado. A iniciativa integra o Programa Minha Casa Minha Vida Rural Bahia, realizado em parceria com o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica, com o objetivo de garantir o direito à moradia digna para populações rurais de baixa renda. Podem participar dos processos de seleção organizações da sociedade civil (OSC), como associações, cooperativas e federações. O Edital 004/2025 prevê a conclusão de 984 unidades habitacionais em 15 municípios baianos, com investimento total de R$ 49,4 milhões. O objetivo é dar continuidade a projetos habitacionais inacabados, assegurando que mais famílias tenham acesso à casa própria com qualidade e estrutura adequada, com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida Rural e contrapartida do Governo do Estado. Já o Edital 005/2025 é voltado especificamente para comunidades indígenas e prevê a construção de 98 novas moradias em três municípios baianos, também com recursos do programa e contrapartida estadual. A ação busca garantir o direito à habitação digna, respeitando as tradições dessas comunidades. As propostas devem ser entregues presencialmente na sede da CAR, em Salvador, ou enviadas pelos Correios até o dia 3 de outubro, com recebimento final até o dia seguinte. Mais informações, incluindo modelos de proposta, critérios de avaliação e documentos exigidos, estão disponíveis no site da CAR: https://www.ba.gov.br/car Esses editais se somam às mais de quatro mil unidades já entregues pelo Governo do Estado, via CAR/SDR, nos últimos anos, em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos da reforma agrária.


